Tradução e letramento : políticas afirmativas de educação bilíngue para estudantes negros/as surdos/as do Curso de Graduação de Letras Libras da UFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva Junior, Daltro Roque Carvalho da, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorRoque, Paula Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:15:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:15:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73324-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Daltro Roque Carvalho da Silva Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como tema principal a tradução e o letramento como ferramenta teórica para construção de políticas afirmativas de educação bilíngue para negros/as surdos/as. Na Universidade Federal do Paraná, professores e estudantes surdos/as têm-se dedicado à pesquisa científica com foco na educação bilíngue para surdos/as, valorizando a língua brasileira de sinais (Libras) como importante elemento da comunidade surda. A criação do curso de Licenciatura em Letras Libras, em 2015, na UFPR, oportunizou o ingresso de mais estudantes surdos/as na graduação, percebendo desta necessidade de se pensar em ações de permanência que efetivem o direito à educação bilíngue, ou seja, a garantia da comunicação, produção e apropriação de conhecimento acadêmico em língua brasileira de sinais (Libras) e em língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. O projeto "Tradução e letramento: contribuições à política de educação bilíngue para surdos no ensino superior" tem como objetivo oportunizar a escuta das necessidades da comunidade surda universitária e desenvolver projeto de intervenção que contemple a relação entre os processos de tradução Libras/língua portuguesa e de letramento acadêmico bilíngue. Em especial esta pesquisa contribui particularmente para a investigação da presença e necessidades de uma parcela específica dos estudantes que compõem a comunidade surda, que são os surdos/as negros/as. A UFPR tem grande tradição e reconhecimentos nas políticas afirmativas para estudantes negros, sobretudo em relação às políticas de cotas raciais. A experiência de ser a única estudante surda negra que ingressou na UFPR, em 107 anos de história, despertou a necessidade da investigação da presença de negros/as surdos nos cursos de graduação e pós-graduação na UFPR. Quantos são os surdos/as negros/as atualmente matriculados no curso de Letras Libras? Eles/as fizeram uso da política de cotas para ingresso? Como eles/as percebem a presença negra na UFPR? Esses são alguns dos questionamentos que essa investigação pretendeu responder, por meio de pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados, através de questionário estruturado bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Os resultados apontam para a necessidade da ampliação de políticas afirmativas que envolvam os direitos de acesso e permanência de surdos/as negros/as na universidade.-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem como tema principal a tradução e o letramento como ferramenta teórica para construção de políticas afirmativas de educação bilíngue para negros/as surdos/as. Na Universidade Federal do Paraná, professores e estudantes surdos/as têm-se dedicado à pesquisa científica com foco na educação bilíngue para surdos/as, valorizando a língua brasileira de sinais (Libras) como importante elemento da comunidade surda. A criação do curso de Licenciatura em Letras Libras, em 2015, na UFPR, oportunizou o ingresso de mais estudantes surdos/as na graduação, percebendo desta necessidade de se pensar em ações de permanência que efetivem o direito à educação bilíngue, ou seja, a garantia da comunicação, produção e apropriação de conhecimento acadêmico em língua brasileira de sinais (Libras) e em língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua. O projeto "Tradução e letramento: contribuições à política de educação bilíngue para surdos no ensino superior" tem como objetivo oportunizar a escuta das necessidades da comunidade surda universitária e desenvolver projeto de intervenção que contemple a relação entre os processos de tradução Libras/língua portuguesa e de letramento acadêmico bilíngue. Em especial esta pesquisa contribui particularmente para a investigação da presença e necessidades de uma parcela específica dos estudantes que compõem a comunidade surda, que são os surdos/as negros/as. A UFPR tem grande tradição e reconhecimentos nas políticas afirmativas para estudantes negros, sobretudo em relação às políticas de cotas raciais. A experiência de ser a única estudante surda negra que ingressou na UFPR, em 107 anos de história, despertou a necessidade da investigação da presença de negros/as surdos nos cursos de graduação e pós-graduação na UFPR. Quantos são os surdos/as negros/as atualmente matriculados no curso de Letras Libras? Eles/as fizeram uso da política de cotas para ingresso? Como eles/as percebem a presença negra na UFPR? Esses são alguns dos questionamentos que essa investigação pretendeu responder, por meio de pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados, através de questionário estruturado bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Os resultados apontam para a necessidade da ampliação de políticas afirmativas que envolvam os direitos de acesso e permanência de surdos/as negros/as na universidade.-
Formato: dc.formatArquivo : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilingue - Surdos-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade racial-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas afirmativas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Título: dc.titleTradução e letramento : políticas afirmativas de educação bilíngue para estudantes negros/as surdos/as do Curso de Graduação de Letras Libras da UFPR-
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