
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santiago, Célia Maria dos Santos, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Maria Balbina dos Reis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73314 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73314 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Celia M. dos S. Santiago | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Apresenta o perfil da leitura dos alunos de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Questiona 83 alunos de um universo de 188 matriculados no curso, abrangendo três turmas (2° ao 4° ano), durante o 2° semestre de 2001. Delineia como objetivo, o perfil de leitura dos alunos, identificando a motivação recebida, a representação da leitura para o corpo discente preferências entre as leituras de prazer, informação e conhecimento A pesquisa foi através de questionário. Evidencia fatores que auxiliaram na escolha do curso, definição e gosto pela leitura, primeiros contatos, recebimento de incentivo e fatores que promovem estimulo, media de horas utilizadas para leitura, as principais influências na escolha das publicações, formas de obtenção, locais preferidos, motivos que levam a leitura, a sua caracterização, fatores que impedem a qualidade, leituras que mais marcaram, índices de satisfação ao incentivo por parte do curso, sugestões e necessidade de incentivo. Apresenta como resultado, um conjunto predominantemente feminino, solteiro e atuante no mercado de trabalho. Caracteriza um publico que gosta de ler e aponta como principais indicadores dessa prática os amigos, notícias de jornais e os professores. Revela que as publicações são adquiridas por meio de empréstimo (biblioteca) e compra (fotocópia). Aponta o lar como local preferido para realização das leituras. Avalia a qualidade das leituras como boas. A representação da leitura esta associa-se ao conhecimento, Porém que a leitura de prazer foi aquela que marcou sua vida. Indica sugestões para o curso desenvolver maior incentivo à leitura. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura (Ensino superior) | - |
| Título: dc.title | O perfil da leitura dos alunos de Gestão de Informação da Universidade Federal do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: