
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | John, Valquíria Michela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Luana Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73288 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Valquíria John | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 42-45 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A homofobia está presente estruturalmente no futebol. Nascido como um esporte masculino, o futebol por muitos anos oprimiu mulheres e pessoas LGBTQIA+ nos estádios, e os xingamentos homofóbicos foram naturalizados nesse ambiente. Mas na última década, diferentes agentes começaram a falar mais sobre o assunto, antes considerado tabu. Na sociedade como um todo, a pauta LGBTQIA+ ficou mais presente, marcas começaram a se posicionar e a LGBTfobia, antes normalizada, passou a ser vista como um problema. É nesse contexto que surgem as torcidas LGBTQIA+ no futebol. Essas torcidas, que também são coletivos, vem com um propósito de representar uma parcela dos torcedores que por muito tempo não foram bem-vindos. Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma web-reportagem longform que busca trazer a atuação desses coletivos no futebol. A reportagem fala não somente dos torcedores LGBTQIA+ e dos seus grupos, mas também apresenta pautas sobre a homofobia no futebol em geral, o comportamento dos clubes e jogadores e o que as instituições estão fazendo para diminuir o preconceito nos estádios | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Homophobia is structurally present in soccer. Born as a male sport, football for many years oppressed women and LGBTQIA+ people in stadiums, and homophobic namecalling was naturalized in this environment. But in the last decade, different agents have started to talk more about the subject, which was previously considered taboo. In society, the LGBTQIA+ agenda became more present, brands began to take a stand and LGBTphobia, which was normalized before, started to be seen as a problem. It is in this context that LGBTQIA+ supporters in soccer emerge. These supporters, who are also collectives, come with the purpose of representing a portion of the fans who for a long time were not welcome. This Course Conclusion Work is a longform report that seeks to bring the performance of these collectives in soccer. The article talks not only about LGBTQIA+ fans and their groups, but also presents guidelines on homophobia in football in general, the behavior of clubs and players and what institutions are doing to reduce prejudice in stadiums | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (45 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reportagem - Jornalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Webjornalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homofobia nos esportes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros | - |
| Título: dc.title | Vai mudar! : web-reportagem sobre a resistência dos coletivos LGBTQIA+ no futebol | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: