Treinamento admissional de operario : uma aplicaçao na plataforma de moodle em canteiro de obra

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962--
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Arildo Dirceu-
Autor(es): dc.contributorCosta, Carlos Alberto da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorJoao, Fernando Leite Sao-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:04:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:04:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73248-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Maria do Carmo Duarte de Freitas-
Descrição: dc.descriptionCo-orientadores: Arildo Dirceu Cordeiro, Carlos Alberto da Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO apêndice C em CD-ROM com vídeo do treinamento está danificado e não foi possível a visualização do conteúdo.-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de um treinamento admissional a distância, empregado dentro do canteiro de obras e voltado para a mão-de-obra da construção civil do subsetor edificações. Este foi entregue por meio do software de código aberto e nome: Moodle – um Sistema de Gerenciamento de Cursos (SGC) que permite a Educação a Distancia (EaD), via Internet. Avaliou-se durante o curso quais os desafios, limitações e a aceitação do Moodle pelos operários da construção civil. A validação ocorreu num canteiro de obras na cidade de Curitiba-PR, onde 10 (dez) operários, divididos em duplas aleatórias participaram do curso. O treinamento consistiu em 7 (sete) vídeos, com em media dois minutos cada um, seguido de uma avaliação composta por cinco questões do tipo múltipla escolha. Após uma breve explanação, os trabalhadores foram convidados a prosseguir com o treinamento ate o seu fim em seções que duravam cerca de 30 minutos. Observou-se que 70% dos trabalhadores nunca utilizaram um computador anteriormente e 60% tinham ate a 4a série do ensino fundamental. Ressaltaram a necessidade de outros treinamentos que contemplassem matérias técnicas e a matemática. Concluiu-se, então, que o curso na modalidade a distância proposto se mostrou eficiente e atrativa aos olhos de seu publico-alvo. Observou-se que este publico, embora seja considerado analfabeto digital manifestou grande vontade de aprender. Como sugestões propostas para trabalhos futuros ficam: o uso do monitor sensível ao toque; a abordagem de tópicos técnicos como ferramentas e procedimentos, bem como ada matemática; e o uso de navegadores alternativos ao Microsoft Internet Explorer® que propiciem uma interface ainda mais simples e amigável.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores da construçao - Treinamento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução civil - Ensino via Web-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal - Treinamento-
Título: dc.titleTreinamento admissional de operario : uma aplicaçao na plataforma de moodle em canteiro de obra-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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