
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Arildo Dirceu | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Alberto da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Joao, Fernando Leite Sao | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73248 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73248 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Maria do Carmo Duarte de Freitas | - |
| Descrição: dc.description | Co-orientadores: Arildo Dirceu Cordeiro, Carlos Alberto da Costa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Gestao da Informaçao | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O apêndice C em CD-ROM com vídeo do treinamento está danificado e não foi possível a visualização do conteúdo. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento e aplicação de um treinamento admissional a distância, empregado dentro do canteiro de obras e voltado para a mão-de-obra da construção civil do subsetor edificações. Este foi entregue por meio do software de código aberto e nome: Moodle – um Sistema de Gerenciamento de Cursos (SGC) que permite a Educação a Distancia (EaD), via Internet. Avaliou-se durante o curso quais os desafios, limitações e a aceitação do Moodle pelos operários da construção civil. A validação ocorreu num canteiro de obras na cidade de Curitiba-PR, onde 10 (dez) operários, divididos em duplas aleatórias participaram do curso. O treinamento consistiu em 7 (sete) vídeos, com em media dois minutos cada um, seguido de uma avaliação composta por cinco questões do tipo múltipla escolha. Após uma breve explanação, os trabalhadores foram convidados a prosseguir com o treinamento ate o seu fim em seções que duravam cerca de 30 minutos. Observou-se que 70% dos trabalhadores nunca utilizaram um computador anteriormente e 60% tinham ate a 4a série do ensino fundamental. Ressaltaram a necessidade de outros treinamentos que contemplassem matérias técnicas e a matemática. Concluiu-se, então, que o curso na modalidade a distância proposto se mostrou eficiente e atrativa aos olhos de seu publico-alvo. Observou-se que este publico, embora seja considerado analfabeto digital manifestou grande vontade de aprender. Como sugestões propostas para trabalhos futuros ficam: o uso do monitor sensível ao toque; a abordagem de tópicos técnicos como ferramentas e procedimentos, bem como ada matemática; e o uso de navegadores alternativos ao Microsoft Internet Explorer® que propiciem uma interface ainda mais simples e amigável. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores da construçao - Treinamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Construção civil - Ensino via Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoal - Treinamento | - |
| Título: dc.title | Treinamento admissional de operario : uma aplicaçao na plataforma de moodle em canteiro de obra | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: