Desvendando o alimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLucion, Nathalie.-
Autor(es): dc.creatorLucion, Nathalie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73202-
Descrição: dc.descriptionEm "Desvendando o alimento - Parte 1", trazemos algumas discussões sobre como alimentar-se, um ato cotidiano, está relacionado com o espaço, com a nossa cultura, economia, sociedade. Do arroz e feijão até o refrigerante, exploramos como a alimentação, um direito, passa a ser vista como mercadoria. Partindo das muitas facetas que envolvem a alimentação, esse vídeo destaca temas como a agricultura industrial (ou agronegócio) e seus impactos; sistema agroalimentar e seu controle sobre tudo que envolve o alimento; e como essas questões se desdobram sobre a fome. "Desvendando o alimento - Parte 2" dá continuidade as discussões do vídeo anterior. Nele, são apontadas esperanças e possibilidades de transformar os contextos alimentares marcados pelo lucro incessante. Abordamos a importância do Direito Humano à Alimentação Adequada; sobre a rede de agricultores que produzem alimentos para todos; além de formas alternativas de produção e comercialização de alimentos que se opõem ao sistema agroalimentar - como a Agroecologia e a Agricultura urbana.-
Descrição: dc.description"Desvendando o alimento" é o título dado a dois vídeos didáticos, direcionados ao Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, que abordam a questão da alimentação desde a perspectiva da Geografia. São tratados múltiplos temas que envolvem a alimentação, entre eles: alimentação cotidiana, modos de produção, sistema agroalimentar, Direito Humano à Alimentação Adequada, rede de agricultores, Agroecologia e Agricultura Urbana. Estes vídeos apresentam abordagens alternativas e críticas sobre a alimentação se comparadas às sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular. Para subsidiar educadores no trabalho com os vídeos, foi produzido o "Caderno de Propostas ao Educador".-
Descrição: dc.descriptionA obra encontra-se em formato de vídeo narrado, contendo imagens, figuras, esquemas explicativos e curtos vídeos que trazem um panorama do que está sendo explicado.-
Formato: dc.formatcolor-
Formato: dc.formatOs dois vídeos totalizam 15 minutos e 20 segundos.-
Formato: dc.formatoriginal-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Formato: dc.formatvideo/mp4-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectModos de produção de alimentos-
Palavras-chave: dc.subjectSistema Agroalimentar-
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologia e Agricultura Urbana-
Palavras-chave: dc.subjectDireito Humano à Alimentação Adequada-
Palavras-chave: dc.subjectAgronegócio-
Título: dc.titleDesvendando o alimento-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.