
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bufrem, Leilah Santiago, 1942- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rühle, Katia Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:48:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:48:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73182 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73182 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leilah Santiago Bufrem | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Analisa artigos da revista Informação e Sociedade: Estudos no período entre1991 e 2003, enfocando aspectos como a autoria e temática. O processo envolveu a leitura dos resumos e dos artigos na íntegra e a inserção de dados que os representassem na base ProCite 5, estruturada em ambiente Windows, seguindo um padrão de vocabulário controlado (IBICT) para seleção dos descritores. A análise do periódico ocorreu em relação ao conteúdo (dados retirados da base BRES) e à forma. O estudo abrangeu 13 volumes em 18 fascículos, totalizando 197 artigos. Os resultados revelaram a presença de uma forte endogenia e predomínio de autoria única. Em relação às áreas temáticas, percebeu-se que o tema informação destacou-se, mais especificamente Informação e Sociedade durante o período de 1991 a 2000 e Informação (Impressa e Eletrônica – Visual – Audiovisual - Comunicação – Internet – Profissional – Tecnologias – Recurso) no período de 2001 a 2003 e nesta fase, ocupando o segundo lugar entre os temas mais presentes na revista, foi Educação reflexo dos debates sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do ensino de biblioteconomia tema em voga na época. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
| Título: dc.title | Informação & sociedade : análise dos saberes expressos na produção científica entre 1991 e 2003 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: