Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tetto, Alexandre França, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Laboratório de Incêndios Florestais. Curso de Especialização em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Edimilson Rangel da, 1976- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:31:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:31:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73171 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Alexandre França Tetto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Laboratório de Incêndios Florestais, Curso de Especialização em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 20-21 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa em educação ambiental visando a prevenção e combate aos incêndios florestais, entendida a existência de uma lacuna educacional, tendo como objeto de estudo, a funcionalidade da ferramenta pedagógica das histórias em quadrinhos, compreendida suas possibilidades e potencialidade. A ferramenta quadrinhos foi analisada levando em consideração o contexto social e as necessidades dentro das possibilidades das representações dos saberes sociais, respeitando as classes, as culturas ou grupos existentes. Os dados de análises de desempenho desta ferramenta foram coletados bibliograficamente para que se possa fazer um comparativo da possibilidade de evolução de conhecimento, das demandas ambientais da floresta e das demandas da população local, sem prejuízo da harmonia de coexistência. Procurou-se identificar as possíveis capacidades de se usar as histórias em quadrinhos de forma eficiente e lúdica tornando prazerosa a leitura. Esse diagnóstico se deu através de uma revisão integrativa na qual foram selecionados vários autores não só em categorias com foco na educação ambiental e prevenção e combate a incêndios, mas literaturas que abordam a representação social, para atingir o objetivo principal de conservação das florestas sem detrimento da cultura local com o auxílio das eficientes comunicações das histórias em quadrinho. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a research in environmental education aiming at preventing and fighting forest fires, understanding the existence of an educational gap, having as object of study, the functionality of the pedagogical tool of comic books, including its possibilities and potential. The comic tool was analyzed taking into account the social context and the needs within the possibilities of the representations of social knowledge, respecting the existing classes, cultures or groups. The performance analysis data of this tool were collected bibliographically so that a comparison of the possibility of knowledge evolution, the environmental demands of the forest and the demands of the local population can be made, without prejudice to the harmony of coexistence. We sought to identify the possible capacities to use comics in an efficient and playful way, making reading pleasurable. This diagnosis was made through an integrative review in which several authors were selected not only in categories focused on environmental education and fire prevention and fighting, but literature that addresses social representation, to achieve the main objective of conserving forests without detriment of local culture with the help of the efficient communication of comic stories. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (21 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incêndios florestais - Prevenção e controle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queimada - Prevenção | - |
Título: dc.title | Análise do uso das histórias em quadrinhos, utilizando os saberes sociais como ferramenta de educação ambiental na redução de incêndios causados por queimadas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: