Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baranow, Ulf Gregor, 1938- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Janine de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73155 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73155 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Ulf Gregor Baranow | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A monografia faz parte de um Projeto Integrado de dois trabalhos individuais, na Linha de Pesquisa sobre "Iconografia Empresarial". Em continuidade a uma pesquisa anterior já concluída, apresentam-se aqui os resultados do processamento informacional de um conjunto de imagens, oriundas do acervo fotográfico da empresa Electrolux do Brasil S.A., sediada em Curitiba, as quais ainda não haviam sido processadas. Na fundamentação conceitual são aproveitados trabalhos recentes sobre o processamento informacional de imagens, enquanto que na parte metodológica são mantidas as categorias analíticas e descritivas já propostas no trabalho anterior, bem como os critérios de identificação de conteúdos, sua representação textual, indexação e grandes conjuntos temáticos, a saber: personalidades, marketing e edificações. Embora destinado ao processamento de informações bibliográficas, o software Multiacervo, adotado pela empresa, teve de ser utilizado também aqui, em que pesem suas limitações, adaptando-se os campos nele previstos ao processamento informacional das imagens. Estas compreendem 50 (cinquenta) fotografias, datadas de 1981 em diante, por enquanto acessíveis apenas em sua forma física, isto é, não digitalizada, no Centro de Informação e Documentação da empresa. Como produto final deste trabalho, apresenta-se um conjunto de imagens sob forma impressa, acompanhadas das respectivas "fichas descritivas", que possibilitam sua recuperação informacional sob vários aspectos no sistema Multiacervo. O resultado do trabalho constitui, portanto, um produto destinado à própria empresa. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recuperação da informação | - |
Título: dc.title | Análise e acesso do acervo de imagens da Electrolux do Brasil S.A. : subsídios à história empresarial | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: