Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Breda, Sonia Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Borinelli, Cláudia Regina Dominoni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73081 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73081 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Sônia Maria Breda | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Estudo reflexivo acerca da ética no contexto do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Discorre sobre a ética em variados ângulos: na história, na sociedade, no mercado de trabalho, nas profissões, nas empresas, em relação à informação e, especialmente, no âmbito profissional. Como trabalho de campo, investiga a percepção de quarenta e seis alunos, futuros gestores da informação, a respeito da problemática. Questiona o significado e importância da ética profissional; a relevância da inclusão de uma disciplina na grade curricular do Curso; a representação e a contribuição de um código de ética para o gestor da informação; a prestação ética de serviços informacionais; a vivência de problemas éticos no cotidiano e a concordância com programas de conduta implantados nas empresas. Utiliza questionário aplicado a alunos do quinto ao oitavo período do curso de Gestão da Informação, incluindo desperiodizados. Os resultados revelam que, de um modo geral, os alunos consideram a ética profissional importante para o desempenho no mercado de trabalho, porém encaram sua aplicabilidade com certa descrença, evidenciando uma visão parcialmente contraditória. Demonstram conhecimento insuficiente acerca do assunto e de aspectos relevantes em relação à informação, o que reforça a pertinência da introdução das questões éticas no fórum de discussões acadêmico. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Título: dc.title | A ética segundo os futuros gestores da informação : um estudo no curso de graduação da Universidade Federal do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: