A importância da gestão de custos para estratégias de formação de preço de venda : um estudo em uma pequena empresa do segmento comercial e de prestação de serviços

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPortulhak, Henrique, 1988--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária-
Autor(es): dc.creatorIsidoro, Bruna dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73047-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Henrique Portulhak-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As pequenas empresas representam quase 70% dos empreendimentos no Brasil, empregando mais da metade dos trabalhadores formais do país e com a representatividade de 27% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Por isso é de suma importância a continuidade da existência desses negócios a economia nacional. Considerando que o preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, e com uma vasta concorrência, as empresas precisam oferecer a melhor oferta sem perder sua lucratividade. Uma vez que, uma das maiores dificuldades atuais dos gestores de pequenas empresas é em sua formação de preço, pois não sabem quais gastos devem ser considerados e qual a relevância isso tem para sua fidelização e sobrevivência no mercado. Por isso, é de grande valia, que os mesmos saibam a importância da gestão de custos para suas empresas e como isso influencia em sua formação de preço de venda. O trabalho trata de estratégias para a formação do preço de venda para as micro e pequenas empresas, bem como os benefícios da gestão de custos, que são temas de grande empecilho para que as mesmas possam aumentar seu ciclo de vida e a conscientização do empresário da necessidade de mudança em sua sistemática de cálculo de preço de venda para potencializar o lucro da organização.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade de custo-
Palavras-chave: dc.subjectPreços - Determinação-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectPrestação de serviços-
Título: dc.titleA importância da gestão de custos para estratégias de formação de preço de venda : um estudo em uma pequena empresa do segmento comercial e de prestação de serviços-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.