
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Treml, Cleiton Jose | - |
| Autor(es): dc.contributor | Stein Júnior, Élio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Casagrande, Dalton Luiz Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73038 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73038 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Cleiton José Treml | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Élio Stein Junior | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo procurou averiguar os aspectos que tangem as estruturas condicionantes do ser humano, quanto invidiuo biologicamente unico correlacionando com a pratica do futebol. Os fatores biológicos, e os metodos de treinamento forma analisados e pode se verificar quais os fenômenos que podem ocorrer no processo de desenvolvimento maturacional durante a prática desse esporte. Essa revisão procurou apresentar os métodos mais ultilizados sobre o ponto de vista de treinamento, quais as implicações que o treinamento deve percorrer quanto a evolução do jovem futebolista, quais os aspectos fisiológicos acontecem na adolescência e tambem o real papel do professor frente aos paramêtros de evolução, treinamento e amadurecimento do jovem praticante de futebol. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 29 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
| Título: dc.title | Maturação biológica e aspectos do treinamento de ensino/aprendizagem em adolescentes praticantes de futebol : revisão crítica da literatura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: