Inteligência organizacional para o gerenciamento de crises em startups digitais curitibanas : um estudo das contingências ocasionadas pela pandemia da COVID-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Taiane Ritta, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorFranco, Daphny Jerussalem-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:47:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:47:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/73035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73035-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Profª. Drª. Taiane Ritta Coelho-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Estudo sobre a Inteligência Organizacional para o gerenciamento de crises em uma startup digital curitibana de comércio eletrônico no contexto da pandemia. Objetiva identificar como essa startup aplica a Inteligência Organizacional para a Gestão de Crises em meio às contingências ambientais ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Realiza o estudo de caso em uma startup digital curitibana de comércio eletrônico adotando entrevistas semiestruturadas e questionário. Analisa os dados coletados com o software Atlas.TI® utilizando a análise de conteúdo. Identifica as configurações organizacionais adotadas na startup para responder à crise da pandemia por intermédio de fatores contingenciais. Demonstra as práticas da Inteligência Organizacional na startup do estudo. Verifica as iniciativas da startup para a Gestão de Crises. Observa que a Inteligência Organizacional foi utilizada para a monitoria do ambiente e nos processos de uso de informações para tomadas de decisão visando amenizar os impactos da crise. Propõe um modelo de Inteligência Organizacional para Gestão de Crises para a startup do estudo. Contribui para a teoria e para a prática. Em relação à teoria, exibe a identificação dos elementos da fundamentação teórica com o contexto da startup estudada, facilitando a visualização de aspectos inerentes à Teoria da Contingência, da Gestão de Crises e da Inteligência Organizacional, além de apresentar um modelo teórico de Inteligência Organizacional para Gestão de Crises. No que tange às contribuições práticas, auxilia para gestores da informação verificarem as atividades concernentes à Inteligência Organizacional que podem colaborar com o gerenciamento de crises, bem como auxilia na análise de fatores contingenciais para elaborar planos de contingência para momentos de crise.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da contingência (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Título: dc.titleInteligência organizacional para o gerenciamento de crises em startups digitais curitibanas : um estudo das contingências ocasionadas pela pandemia da COVID-19-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.