Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brauer Junior, Andre Geraldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
Autor(es): dc.creator | Finco, Jovani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:29:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:29:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73032 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73032 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : André Geraldo Brauer Junior | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Devido a gravidade da contaminação das pessoas pela Covid-19 muitos espaços destinados á prática de exercício físico foram fechados devido a pandemia. A inatividade física e o sedentarismo aumentou muito durante esse período. OBJETIVO avaliar a influência da inatividade física causada pelo período de quarentena da Covid19 sobre a composição corporal de um grupo de alunos de uma academia da região metropolitana de Curitiba. METODOLOGIA amostra consistiu de 35 sujeitos: 16 homens e 19 mulheres com idade média de 36 ± 8,56 anos que treinavam regularmente 3 ou mais vezes na semana e com experiência de 1,5 anos na academia. Como instrumento para coletar os dados da composição corporal foi utilizada uma balança de bioimpedância. O tratamento estátistico foi realizado por meio do teste t Student para amostra pareada. RESULTADOS foram observados aumento estatístico significativo apenas na massa corporal total e no percentual de gordura corporal (p < 0,05), não houve mudança estatisticamente significativa sobre a massa magra e massa live de gordural corporal (p> 0,05). Concluimos que 90 dias de interupção da prática regular de exercício físico na academia promoveram alterações na composição corporal apenas na massa corporal total e no percentual de gordura corporal. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
Título: dc.title | Influência da inatividade física causada pelo período de quarentena da Covid-19 sobre a composição corporal de um grupo de alunos de uma academia da Região Metropolitanan de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: