
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Alexandre Augusto de Paula da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná.Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodriguez, Cristiano Copetti, 1993- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:06:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/73029 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/73029 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Alexandre Augusto de Paula da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A inconsistência na participação em programas de atividade física dificulta os indivíduos a obterem os benefícios da prática em médio e longo prazo. Técnicas para estimular a adesão e aderência da prática de atividades físicas pode ser representada como uma importante estratégia. No entanto, na literatura recente, não foram documentadas as estratégias relevantes para mudança de comportamento em adultos. O objetivo deste trabalho foi identificar as estratégias comportamentais efetivas na manutenção da aderência em programas de atividade física para adultos. A revisão da literatura foi realizada nas bases PubMed, Bireme e PsycINFO. Foram incluídos estudos empíricos, de natureza quantitativa, com grupo controle, publicados a partir de 2011 a 2021, com intervenção maior ou igual a 6 meses. Os descritores utilizados foram: frequência, aderência, evasão, "treinamento de força", "treinamento resistido", "atividade física", comportamento*, "terapia comportamental", "autorregulação", "entrevista motivacional", "definição de metas", adultos e seus equivalentes na língua inglesa. Foram identificados nove artigos que compreenderam todos os critérios da revisão. Destes, a maioria das publicações é originaria dos Estados Unidos e Inglaterra, com idades médias variando entre 18,73 e 48,9 anos. Trinta e três por cento dos estudos identificaram diferença estatística nos valores aderência pós-intervenção quando comparados ao grupo controle. Estratégias comportamentais podem ser uma forma de melhorar aderência de alunos e participantes de intervenção em atividade física. Mesmo quando sem melhorias nos níveis de atividade física, nenhum estudo identificou maior evasão para participantes das intervenções. Destacam-se goal setting, problem solving e mensagens de texto como estratégias mais bem sucedidas. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 20 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adesão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
| Título: dc.title | Exercísio físico e estratégias comportamentais na aderência ao treinamento : uma revisão de literatura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: