Estímulo para saúde mental dos jovens em Alexandra : tratamento do transtorno de ansiedade generalizada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHammerschmidt, Karina Silveira de Almeida, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica-
Autor(es): dc.creatorAbud Neto, Lázaro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:38:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:38:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72930-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Prof. Drª. Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: O Transtorno de Ansiedade Generalizada que se desenvolve nos jovens é provenientes às situações predispostas no âmbito familiar, social e econômico, com suas respectivas contingências, causando inúmeros problemas no ambiente profissional, escolar e social dos indivíduos. Quando persistem os sintomas do transtorno, a avaliação e o acompanhamento psicológico e psiquiátrico contribuem para a busca de possíveis causas e alternativas para auxiliar no tratamento e na possível cura desse jovem. Objetivos: O objetivo geral é facilitar o acesso ao tratamento psicológico para os jovens que sofrem com o transtorno de ansiedade generalizada, amenizando os sintomas e consequentemente auxiliando-os na sua vida cotidiana e futura. O objetivo específico é desenvolver um material educativo a ser disponibilizado na comunidade, sobre informações e possíveis prevenções do transtorno de ansiedade generalizada. Método: As ações foram divididas em três etapas: 1ª etapa - avaliação médica com envolvimento da equipe da Unidade Básica de Saúde; 2ª etapa - tratamento com psicoterapia com os profissionais da Unidade de Saúde Mental; 3º Etapa - orientação e prevenção desenvolvida por meio da criação de um material educativo sobre o transtorno, a ser disponibilizado para toda a comunidade. O material educacional é um folder desenvolvido em folha tamanho A4, disponibilizado na UBS e distribuído durante os atendimentos realizados. Os conteúdos abordados no folder foram: o que é transtorno da ansiedade generalizada, preocupações e riscos, sinais, sintomas, e estratégias que incluem a avaliação médica, psicológica e a prática contínua de exercícios físicos. Para avaliar as propostas desenvolvidas, a equipe de saúde fará futuramente avaliação individualizada, para verificar se houve melhorias na qualidade de vida do paciente. Também será paramêtro de avaliação o levantamento da opinião dos adolescentes sobre a participação nas atividades, bem como da comunidade ao receber os materiais educativos de orientação. Resultados: Na Unidade Básica de Saúde, os atendimentos são realizados obedecendo agenda para os pacientes clínicos, permanecendo algumas vagas destinadas aos casos de urgência, para serem encaminhadas a Atenção Secundária. Os pacientes com transtorno de ansiedade generalizada, antes de serem encaminhados ao psicólogo, passam por consulta com um médico, que preenche um questionário com pontuações para estratificação de risco. O tratamento com psicoterapias é realizado em unidade especifica de saúde mental. Devido a importância dos conhecimentos e informações sobre o transtorno de ansiedade generalizada, foi desenvolvido um material educativo para orientação e prevenção, a ser disponibilizado para a comunidade de Alexandra. O folder é composto por uma folha, impressa em frente e verso. Considerações finais: a proposta direcionada pela intervenção, reuniu profissionais da Unidade Básica de Saúde e da Unidade de Saúde Mental com alternativas para auxiliar esses jovens com o transtorno de ansiedade generalizada a alcançarem melhor qualidade de vida no âmbito familiar e social, mediante instrumento de educação com informações e conhecimentos cientifios, disponibilizada em folder de orientação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Introduction: The Generalized Anxiety Disorder (GAD) that develops in young people comes from situations predisposed in the family, social and economic spheres, with their respective contingencies, often causing numerous problems in the professional, school and social environment of individuals. When the symptoms of the disorder persist, psychological and psychiatric evaluation and follow-up contribute to the search for possible causes and alternatives to assist in the treatment and possible cure of this young person. In this context, the article proposes the investigation of the causes of Generalized Anxiety Disorder from various perspectives, with intervention in the Alexandra neighborhood. Objectives: The general objective is to facilitate access to psychological treatment for young people suffering from the disorder, softening symptoms and consequently assisting them in their daily and future life. The specific objective is to develop an educational material to be made available in the community, on information and possible preventions of TAG. Method: The actions included primarily the involvement of the team of the Basic Health Unit, welcoming and referring patients to the professionals of the Mental Health Unit, then were divided into three stages: 1st Stage: Medical evaluation; 2nd Stage: Treatment with psychotherapy; Step 3: The orientation and prevention developed through the creation of an educational material for orientation and prevention of the disorder, to be made available to the whole community. The educational material is a folder developed in sheet size A4, available in the UBS and distributed during the visits performed. The contents covered in the folder were: what is TAG, concerns and risks with TAG, signs, symptoms, and strategies that include medical, psychological evaluation and continuous practice of physical exercises. To evaluate the proposals developed, the health team will make an individualized evaluation in the future, to verify if there were improvements in the patient's quality of life. It will also be a paramêtro of evaluation the survey of the opinion of adolescents about participation in activities, as well as the community when receiving educational guidance materials on TAG. Results: In the Basic Health Unit, in which care is performed following a schedule for clinical patients, and some vacancies remain for urgent cases, to be referred to Secondary Care. Patients with Generalized Anxiety Disorder, before referring to the specialized professional, we filled out a questionnaire with scores that serve for risk stratification, guiding the psychologist. Treatment with psychotherapies is carried out in a specific mental health unit. Due to the Due to the importance of knowledge and information about Generalized Anxiety Disorder, an educational material was developed for guidance and prevention, to be made available to the alexandra community. The folder consists of a sheet, printed in two-sided, as can be seen in figures 1 and 2, presented in sequence. Final considerations: the proposal directed by the intervention brought together professionals from the Basic Health Unit and the Mental Health Unit with alternatives to help these young people with Generalized Anxiety Disorder to achieve a better quality of life in the family and social sphere, through an information education instrument guidance folder.-
Formato: dc.format1 arquivo ([25 p.]) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos mentais-
Palavras-chave: dc.subjectQuestionarios-
Palavras-chave: dc.subjectPacientes-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sanitária-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Título: dc.titleEstímulo para saúde mental dos jovens em Alexandra : tratamento do transtorno de ansiedade generalizada-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.