Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Magda Nanuck de Godoy Ribas, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita Neto, Astrogildo Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72876 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª(a). Dr(a). Magda Pinto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básica | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Introdução: A gravidez e maternidade na adolescência já são consideradas um problema de saúde pública, uma vez que se associam a riscos biológicos tanto para o desenvolvimento da adolescente quanto para o do bebê. No Brasil, a maioria das mães adolescentes não amamentam seus filhos e a literatura aponta a adolescência entre os fatores de risco para o desmame precoce elevando assim o índice de cessação de aleitamento exclusivo antes dos seis meses de vida, conforme preconizado pela OMS e pelo Ministério da Saúde. Objetivos: Promover métodos de educação em saúde no pré-natal desenvolvidos na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) que poderão contribuir na promoção do aleitamento exclusivo de mães adolescentes. Material e métodos: O trabalho foi realizado através da análise de artigos originais na literatura nacional e internacional, disponíveis nas bases de dados Pub Med, SciELO, Science Direct e BIREME.Conclusão: Há uma grande importância relacionada ao cuidado e ao estímulo do aleitamento materno de mães adolescentes. No período da adolescência, os profissionais de saúde devem realizar ações educativas com a finalidade de orientar os jovens para o exercício seguro da sexualidade para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, bem como da gravidez, porém, uma vez estando grávidas, as adolescentes necessitam de apoio em relação à adaptação quanto às mudanças biopsicossociais da gestação e a vinculação com o bebê, particularmente, quanto ao processo do aleitamento materno. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Introduction: Teenage pregnancy and motherhood are already considered a public health problem, since they are associated with biological risks for both the development of the adolescent and the baby. In Brazil, most adolescent mothers do not breastfeed their children and the literature points out adolescence among the risk factors for early weaning, thus increasing the rate of cessation of exclusive breastfeeding before six months of life, as recommended by the WHO and the Ministry of health. Goals: Promote methods of health education in prenatal care developed in the Family Health Strategy unit that can contribute to the promotion of exclusive breastfeeding for adolescent mothers. Material and methods: he work was carried out through the analysis of original articles in national and international literature, available in the databases Pub Med, SciELO, Science Direct and BIREME. Conclusion: There is great importance related to the care and encouragement of breastfeeding for adolescent mothers. During adolescence, health professionals must carry out educational actions in order to guide young people towards the safe exercise of sexuality for the prevention of sexually transmitted infections, as well as pregnancy, however, once they are pregnant, adolescents need support in relation to adaptation regarding the biopsychosocial changes of pregnancy and the link with the baby, particularly regarding the breastfeeding process. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ([39 p.]) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amamentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gravidez na adolescência | - |
Título: dc.title | Promovendo o aleitamento materno de mães adolescentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: