
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hansen, Fábio, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Newton, Virgínia Lemos Leal, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Autor(es): dc.creator | Hubner, Ana Luísa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:06:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:06:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72850 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72850 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Fábio Hansen e Virgínia Lemos Leal | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Em 2021, sete em cada dez universitários brasileiros declararam enfrentar problemas relacionados à saúde mental. A pandemia da Covid-19 atuou como um elemento intensificador do quadro. O Brasil foi cenário de alto número de casos e mortes pelo novo Coronavírus, e as dificuldades em se adaptar ao cenário pandêmico somaram prejuízos à saúde física e mental. Considerando que o país é o quarto em número de usuários nas redes sociais, o debate acerca do bem-estar psicológico tem ganhado espaço na internet. Assim, há relevância em se reconhecer e analisar as narrativas sobre ensino remoto em tempos de pandemia, produzidas e compartilhadas por meio do Twitter, a partir de uma coleta qualitativa de conteúdo. Dessa forma, busca-se encontrar espaços de diálogo sobre a problemática, apontando uma entrada para essa discussão nos espaços de interação digital e também nos ambientes de ensino universitários | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In 2021, seven out of every ten Brazilian college students affirmed to suffer from mental health problems. The Covid-19 pandemic acted as a key intensifier element in this condition. Brazil had a high volume of infections and deaths by the new Coronavirus, and the difficulties in adapting to this pandemic scenario resulted in physical and mental health damages. Considering that Brazil is the fourth country with more social media users, this debate around psychological wellness has gained space on the internet. Thereby, there is relevance in recognizing and analyzing the narratives about remote learning in times of pandemic, produced and shared through Twitter, from a qualitative collection of content. This is how this study looks to find dialogue spaces about this problematic situation, indicating a starting point for these discussions in the digital interaction spaces and the university environment. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (24 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Twitter (Rede social on-line) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitarios - Saude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Saúde mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Título: dc.title | Não tenho psicólogo pra EAD : saúde mental e ensino universitário durante a pandemia da Covid-19 em tweets | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: