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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Zaguini, Fernanda Franzoni, 1983- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:08:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:08:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72821 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72821 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Drª Tania Stoltz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 85-90 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Enquanto campo interdisciplinar, a Musicoterapia necessita de visibilidade e aportes teóricos para enredar as novas interfaces entre campos de conhecimento, que poderiam ser trabalhadas no contexto escolar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, busca-se, neste estudo bibliográfico, investigar o desenvolvimento do campo da Musicoterapia e suas relações com a Educação. No delineamento do objetivo geral, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: compreender o processo de desenvolvimento do campo da Musicoterapia; identificar diferentes perspectivas teóricas da Musicoterapia e suas propostas educativas; e reconhecer as aproximações da Musicoterapia com a Educação a partir da Neurociência. Foram realizadas três revisões: uma narrativa de literatura, outra de escopo, e uma integrativa, a fim de investigar o estado da arte da relação entre a Musicoterapia e a Educação. As perspectivas teóricas do campo da Musicoterapia para a Educação são promissoras, contudo, carecem de mais pesquisas e publicações. Observa-se uma ampliação das relações entre a Musicoterapia e a Educação com propostas voltadas para o ensino regular e não só para o ensino especial, como se caracterizava no início da criação do campo da Musicoterapia. Por outro lado, verifica-se a necessidade de melhor fundamentação teórica das práticas educativas a partir da Musicoterapia. Quanto às relações entre Musicoterapia, Educação e Neurociência, os estudos sobre processamento musical já comprovam que o ensino e a aprendizagem da música aportam ganhos cognitivos expressivos das funções executivas, como planejamento, pensamento lógico, nos diferentes tipos de memória, no sistema de recompensa e prazer, na regulação das emoções, entre outros. É neste contexto histórico, social e cultural, que as ações musicoterapêuticas se fazem e que as relações entre Educação, Musicoterapia e Neurociência acontecem. No entanto, observa-se que as relações entre esses campos ainda são incipientes, sendo possível verificar a sua presença na educação preventiva, no âmbito social e comunitário, na utilização de recursos tecnológicos promovendo a aprendizagem e nos estudos avançados da Neurociência sobre a relação entre música e cérebro. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: As an interdisciplinary field, Music Therapy needs visibility and theoretical contributions to mesh the new interfaces between fields of knowledge, which could be worked on in the school context for the quality of the teaching and learning process. In this sense, this bibliographical study seeks to investigate the development of the field of Music Therapy and its relationship with Education. In outlining the general objective, the following specific objectives were established: to understand the development process in the field of Music Therapy; identify different theoretical perspectives of Music Therapy and its educational proposals; and recognize the approaches of Music Therapy to Education based on Neuroscience. Three reviews were carried out: a literature narrative, a scope one, and an integrative one, in order to investigate the state of the art in the relationship between Music Therapy and Education. Theoretical perspectives in the field of Music Therapy for Education are promising, however, they need more research and publications. There is an expansion of the relationship between Music Therapy and Education with proposals aimed at regular education and not only for special education, as characterized at the beginning of the creation of the field of Music Therapy. On the other hand, there is a need for a better theoretical foundation for educational practices based on Music Therapy. As for the relationship between Music Therapy, Education and Neuroscience, studies on music processing already prove that teaching and learning music provides expressive cognitive gains of executive functions, such as planning, logical thinking, in different types of memory, in the reward system and pleasure, in the regulation of emotions, among others. It is in this historical, social, cultural context that music therapy actions take place and that the relationships between Education, Music Therapy and Neuroscience take place. However, it is observed that the relationships between these fields are still incipient, and it is possible to verify their presence above all in preventive education, in the social and community sphere, in the use of technological resources promoting learning and in advanced Neuroscience studies on the relation of music and brain. | - |
| Descrição: dc.description | Resumen: Como campo interdisciplinario, la Musicoterapia necesita visibilidad y aportes teóricos para entrelazar las nuevas interfaces entre campos de conocimiento, que se puedan trabajar en el contexto escolar para la calidad del proceso de enseñanza y aprendizaje. En este sentido, este estudio bibliográfico busca investigar el desarrollo del campo de la Musicoterapia y su relación con la Educación. Al trazar el objetivo general, se establecieron los siguientes objetivos específicos: comprender el proceso de desarrollo en el campo de la Musicoterapia; identificar diferentes perspectivas teóricas de la Musicoterapia y sus propuestas educativas; y reconocer los enfoques de la Musicoterapia a la Educación basados en la Neurociencia. Se realizaron tres revisiones: una narrativa de literatura, una de alcance y una integradora, con el fin de investigar el estado del arte en la relación entre Musicoterapia y Educación. Las perspectivas teóricas en el campo de la musicoterapia para la educación son prometedoras, sin embargo, necesitan más investigación y publicaciones. Existe una ampliación de la relación entre Musicoterapia y Educación con propuestas orientadas a la educación regular y no solo a la educación especial, como se caracterizó al inicio de la creación del campo de la Musicoterapia. Por otro lado, existe la necesidad de una mejor base teórica para las prácticas educativas basadas en Musicoterapia. En cuanto a la relación entre Musicoterapia, Educación y Neurociencia, los estudios sobre el procesamiento musical ya demuestran que enseñar y aprender música proporciona ganancias cognitivas expresivas de funciones ejecutivas, como planificación, pensamiento lógico, en diferentes tipos de memoria, en el sistema de recompensa y placer. , en la regulación de las emociones, entre otros. Es en este contexto histórico, social, cultural donde se desarrollan las acciones de musicoterapia y se dan las relaciones entre Educación, Musicoterapia y Neurociencia. Sin embargo, se observa que las relaciones entre estos campos aún son incipientes, y es posible constatar su presencia en la educación preventiva, en el ámbito social y comunitario, en el uso de recursos tecnológicos impulsores del aprendizaje y en estudios avanzados de Neurociencias sobre la relación entre la música y el cerebro. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (90 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musicoterapia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurociências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | As relações entre a musicoterapia e a educação : desafios da contemporaneidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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