
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rizzotto, Carla Cândida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Autor(es): dc.creator | Liebel, Vitor Adriano, 1990- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72814 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72814 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Carla Cândia Rizzotto | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 111-117 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal investigar a interface entre a teoria retórica e a teoria deliberativa por meio da análise do debate sobre a criminalização da LGBTfobia e sua repercussão em comentários postados em vídeos sobre o tema no YouTube. Para isso, foi desenvolvido um livro de códigos fundamentado em preceitos retóricos e na forma como eles foram explorados por teóricos da deliberação. Esse livro de códigos foi utilizado para guiar uma análise de conteúdo centrada em uma amostra de 3046 comentários extraída de 10 vídeos sobre LGBTfobia. Os objetivos secundários incluíram: a) identificar a formação de vínculos e a conciliação entre debatedores online; b) identificar e compreender tipos de elementos retóricos vinculados à emoção utilizados em conversações online; e c) explorar a centralidade da figura do orador em conversações online. No lado contrário à criminalização da LGBTfobia, constatamos uma retórica altamente dependente da antagonização do STF e da religiosidade como elementos de geração de vínculo entre comentaristas; do lado favorável, foram mais notórios a retórica pautada na defesa da liberdade de existência e o compartilhamento de casos de LGBTfobia, operacionalizado pelo uso de narrativas pessoais. A centralidade do orador foi relacionada ao formato de vlog, apontando para um possível esvaziamento do debate nos comentários em favor do protagonismo do youtuber. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The main goal of this dissertation was to investigate the interface between the theory of rhetoric and the deliberative theory by analyzing the debate surrounding the criminalization of LGBTphobia in Brazil and its repercussions in comments posted on videos about this topic on YouTube. This was performed by developing a codebook based on rhetorical principles and how they have been explored be deliberation theorists. This codebook guided a content analysis of a sample of 3046 comments extracted from 10 videos on LGBTphobia. The secondary goals were as follows: a) Identifying how bonding and bridging occurs between online debaters; b) Identifying and comprehending the types of emotion-based rhetorical elements used in online conversations; and c) Exploring how central is the role of the orator in online conversations. On the side of the debate that is against the criminalization of LGBTphobia, we found a rhetoric that relies heavily on antagonizing the Brazilian Supreme Federal Court and the use of religion as a way of bonding commentators; on the side that is for the criminalization, the most notable findings were the defense of the freedom to exist and the sharing of personal narratives from people who suffered LGBTphobia. The role of the orator was connected to the vlog format and pointed towards the hollowing of the debate in the comment sections in favor of the youtuber's protagonism. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (117 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homofobia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
| Título: dc.title | Retórica e deliberação : análise de comentários sobre a criminalização da LGBTfobia no Brasil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: