A formação e a atuação profissional de contratenores no século XXI : um estudo com cantores, professoras e regentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChueke, Zélia, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorBento, Victor Lucas, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72813-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72813-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Zélia Marques Chueke-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/05/2021-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 77-80-
Descrição: dc.descriptionResumo: No presente estudo buscou-se acessar o percurso entre a formação e a atuação profissional dos contratenores. As especifidades históricas, técnicas e de repertório justificam este trabalho que investiga como se deu a inserção dos contratenores no mercado musical. A consulta à literatura especializada visou acessar aspectos técnico-interpretativos do ensino de técnica e de repertório de canto sob a perspectiva da pedagogia, da fisiologia vocal e da performance musical. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados por meio de entrevistas cujos resultados foram analisados qualitativamente e categorizados tematicamente em (1) práticas vocais em grupo; (2) ensino do canto; (3) repertório; (4) técnica; (5) diferentes abordagens no trabalho com contratenores; (6) mudança de atitude. A realidade específica emergente deste trabalho de pesquisa foi a trajetória entre a formação de contratenores e sua inserção no cenário musical internacional.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Specific issues regarding history, technique and repertoire justify our initiative to explore professional parcours of countertenors. Literature review envisaged accessing technical and interpretation aspects of voice teaching as well as those concerning repertoire, from voice pedagogical and physiological standpoints towards musical performance. The chosen methodology consisted in data collection by means of interviews; thematic categorization of the qualitative analysis of the results included: (1) vocal ensemble practice; (2) voice teaching; (3) repertoire; (4) technique; (5) working with different approaches by countertenors; (6) change in attitude. The specific reality which emerged from this research work was contratenors' academic background and insertion in the international musical market.-
Formato: dc.format1 arquivo (103 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCanto - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectVoz - Fisiologia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática interpretativa (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectCantores-
Título: dc.titleA formação e a atuação profissional de contratenores no século XXI : um estudo com cantores, professoras e regentes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.