A gestão escolar e a relação com a formação cidadã do aluno dos anos finais do ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorRau, Maria Cristina Trois Dorneles-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Olga Völz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72704-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Ms. Maria Cristina Trois Dorneles Rau-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Permitir que os pais sintam-se parte integrante do desenvolvimento dos filhos e sua trajetória para o crescimento na escola de Ensino Fundamental é trabalho que requer paciência e persistência por parte da equipe pedagógica, direção, professores e funcionários. Observa-se a existência de dificuldades de inserção destes pais e/ou responsáveis na comunidade escolar, começando pelo tipo de atendimento dispensado aos educandos de baixa renda e suas famílias. A dificuldade dos mesmos em participar dos órgãos colegiados dessas escolas demonstra a falta de reconhecimento como cidadãos de direito que essa população vivencia e, assim, desmotivando um melhor entendimento, valorização e comprometimento com o ensino aprendizagem. O presente artigo objetivou abordar a participação de toda comunidade escolar nas decisões que envolvam a escola como um todo, incluindo a opinião das famílias inclusas no programa Bolsa Família. Partindo de pesquisa bibliográfica fundamentada por (Paro, 2004) e da observação ao atendimento realizado pela equipe pedagógica e direção a pais de alunos carentes em um colégio estadual de ensino fundamental e médio do estado do Paraná, buscou-se aqui, mostrar além da necessidade de mudanças, que existe uma real possibilidade da melhoria no crescimento pessoal e coletivo na comunidade escolar, e que pode ser atingida dependendo principalmente da gestão da escola, de como o gestor é capacitado e exerce a liderança no ambiente que lapida a personalidade do educando, dando-lhes capacidade de discernimento e poder de fazer as melhores escolhas. A partir dos estudos consideramos que frente a transformações culturais, sociais e políticas, a inserção e valorização da comunidade escolar é peça fundamental no firme propósito de valorização do ser humano e sua formação.-
Formato: dc.format1 arquivo (17 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia educacional-
Título: dc.titleA gestão escolar e a relação com a formação cidadã do aluno dos anos finais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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