
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula França Carneiro da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72701 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72701 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 14/06/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 254-263 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A partir do final da década de 1980 um circuito de prêmios, salões e bienais de design forma-se no eixo Rio-São Paulo. Um dos eventos mais antigos desse circuito é o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (PD MCB). As mostras promovidas desde 1986 configuram território de produção de sentidos socialmente compartilhados e disputados, entre o local e o global, entre o estatal e o privado, entre arquitetura, design e demais expressões da cultura material. O objeto de estudo deste trabalho corresponde à exposição do 32º PD MCB, em cartaz entre novembro de 2018 e janeiro de 2019. A abordagem crítica aqui desenvolvida interpela o discurso institucional e acadêmico, explicitando contradições, ambivalências e ambiguidades envolvidas. Em consonância com a Teoria e História do Design, a História das Exposições de Arte, Museologia, os Estudos da Cultura Material e Análise de Discurso, investiga como a expografia em questão mobiliza aspectos estruturais de narrativas históricas e abordagens teóricas. A expografia é densamente descrita, considerando-se as categorias e as hierarquias estabelecidas pelo prêmio, os recursos textuais e a apresentação efetiva dos produtos laureados. Fontes iconográficas e registros sobre a reação de visitantes espontâneos em diário de campo são analisados em vista de publicações institucionais, de entrevistas com designers e jurados, de fontes digitais de âmbito comercial. Por meio de comparação com modos de mostrar design para além do ambiente museal, as estratégias expográficas da mostra do 32º PD MCB são delimitadas, apontando para a pretensão de consensos entre o escopo de narrativas tradicionais e os argumentos de cunho antropológico, centrais para vertentes históricas contemporâneas. O design à mostra na 32ª edição do evento, portanto, situa-se entre a revogação e a manutenção, de maneira a alinhar-se a novas pautas sem descaracterizar certo enquadramento legitimador. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Starting in the late 1080s, a circuit of design awards, shows and biennials was established on the route between Rio de Janeiro and São Paulo. One of the oldest events within that circuit is the Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (PD MCB). Ever since 1986, the festival constitutes the production field of contentious and socially shared senses, between local and global, public and private, and among architecture, design and further material culture expressions. The subject of this research is the 32nd edition of the PD MCB exhibition, opened from November 2018 to January 2019. The following critical approach queries the academic and institutional discourse, bringing forth contradictions, ambivalences and ambiguities involved in those. In line with design theory, design history, the history of art exhibitions, museology, material culture studies and discourse analysis, this work examines how the exhibition design in question incites structural aspects of historic narratives and theoretical perspectives. Reported at length, the exhibition design takes into account the award's multiple categories and hierarchies, as well as sentence resources and the honored product's actual display. Iconographic sources and records of spontaneous visitors' reactions registered in a field diary were analyzed alongside institutional publications and interviews with designers and judges, from digital sources within a commercial scope. The exhibition design strategies of the 32nd PD MCB are established by means of comparing ways of showcasing design beyond the museum environment, aiming at finding middle ground between the scope of traditional narratives and arguments of anthropologic nature, which are central to contemporary historical strands. Therefore, the design showcased at the event's 32nd edition finds itself in between revoking and sustaining, thus aligning with new agendas while maintaining a certain degree of legitimizing framework. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (263 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Designers - Brasil - Prêmios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exposições | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prêmio Design Museu da Casa Brasileira | - |
| Título: dc.title | Design à mostra : uma abordagem crítica a partir da exposição do 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018-2019) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: