
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Aguinaldo dos, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Autor(es): dc.creator | Pasetti, Gabriel Tanner, 1990- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:50:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:50:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72637 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72637 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos, PhD | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 31/05/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 166-179 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho posiciona o Design vernacular como uma possivel fonte de conhecimento para fomentar a inovacao em produtos do cotidiano. O compartilhamento do conhecimento tem sido cada vez mais presente na contemporaneidade atraves do surgimento de plataformas e repositorios de projetos baseados nos fundamentos do Open Design. Estas plataformas viabilizam e incentivam os consumidores a se tornarem mais ativos no desenvolvimento de solucoes para suas proprias necessidades, aderindo a uma logica de projeto e producao distribuida. Para que estes projetos se tornem realidade, espacos colaborativos, tambem conhecidos como Espacos Maker e Fab Labs, oferecem acesso a ferramentas de fabricacao digital, possibilitando a producao destas solucoes e de artefatos pessoais de maneira customizada. Dentro deste cenario, atraves do metodo de pesquisa Design Science Research, esta dissertacao propoe um modelo de plataforma para o desenvolvimento de projetos a partir do conhecimento advindo do Design vernacular, com o objetivo de tornar viavel o compartilhamento destas solucoes, apoiando-se nas ferramentas de fabricacao digital. Como resultado primeiramente foram utilizadas as ferramentas Mapa de Sistema, Service Blueprint e Canvas Business Model para estruturar o modelo do sistema. Em seguida foi desenvolvido um prototipo de uma plataforma virtual, com uma interface interativa, atraves do qual tres atores-chave do sistema puderam manipular e validar os principais conceitos apresentados. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The following work positions Vernacular Design as a possible source of knowledge to foster innovation in everyday products. Knowledge sharing has been increasingly present in the contemporary world through the emergence of platforms and project repositories based on the fundamentals of Open Design. These platforms enable and encourage consumers to become more active in developing solutions for their own needs, adhering to a distributed design and production logic. For these projects to become reality, collaborative spaces, also known as Maker Spaces and Fab Labs, offer access to digital manufacturing tools, enabling the production of these solutions and personal artifacts in a customized way. Within this scenario, through a Design Science Research, the present dissertation proposes a platform model for solutions development based on the knowledge embedded in vernacular projects with the goal of sharing it using digital manufacturing. A System Map, a Service Blueprint and a Canvas Business Model were the first results helping to structure the system model. After that a virtual platform prototype was developed, with an interactive interface, through which three system stakeholders could manipulate and validate the main concepts presented. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (207 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design - Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de fabricação integrada por computador | - |
| Título: dc.title | Modelo para integração do design vernacular em soluções de open design orientadas a fabricação digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: