
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Yampolschi, Roseane, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Benvenutti, Christian | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Bérgamo, Débora Cristina, 1989- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72627 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72627 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Rosane Yamolschi | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Christian Benvenutti | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/03/2015 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 100-105 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa trata sobre a teatralidade do Teatro Instrumental, gênero de composição musical estabelecido a partir da segunda metade do século XX e que tem como principal característica a presença de aspectos cênicos integrados à composição musical, a partir do conceito de teatralização da performance instrumental teorizado por Maurício Kagel. A partir da conceituação do tema e de um breve panorama histórico a autora propõe uma abordagem sob três aspectos: a teatralidade presente no processo composicional, as estratégias notacionais para transmissão destes elementos de teatralidade ao intérprete e a relação que se estabelece entre intérprete, partitura e espaço em que a obra acontece. No Teatro Instrumental, compositor, intérprete - e também público - passam a lidar com demandas que ultrapassam o limite do ensino musical tradicional que geralmente é focado na comunicação "acústica" da música; há a necessidade de se lidar com a performance de acordo com sua natureza cênica o que implica em uma experiência com teatro, dança, mímica, e outras atividades que envolvem o conhecimento das artes da cena. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research deals with theatricality in instrumental theater, a genre of musical composition established from the second half of the twentieth century and whose main characteristic is the presence of scenic aspects integrated to musical composition, from the concept of theatricalization of instrumental performance theorized by Maurice Kagel. From the concept of the theme and a brief historical overview, the author proposes an approach about three aspects: the theatricality present in the composition process, the notation strategies to transmit this theatricality to the performer and the relationship established between performer, score and space where the music takes place. In instrumental theatre, composer, performer and also the audience needs to deal with demands that go beyond the limit of traditional musical education, which is generally focused on the "acoustic" communication of music: there is a need to deal with performance according to its scenic forms, which implies an experience with theater, dance, mime, and other activities that involve knowledge of the performing arts. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (105 p.) : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Kagel, Maurício, 1931-2008 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatralidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | A teatralidade no teatro instrumental : aspectos composicionais, notacionais e de realização | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: