Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Althaus Junior, Adalto Acir, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economia | - |
Autor(es): dc.creator | Canarines, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72623 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72623 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Adalto Acir Althaus Junior | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Economia. Defesa : Curitiba, 18/08/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 92-99 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A mobilidade acadêmica internacional se tornou uma prática difundida entre os estudantes da sociedade contemporânea como instrumento de otimização de competências pessoais e profissionais. Envolvem-se empresas, alunos, universidades e governos no fomento da circulação transnacional de acadêmicos, com diferentes motivações, recursos e expectativas em cada nível. A amplitude dessa prática tem provocado crescente número de pesquisas interdisciplinares que procuram compreender os fenômenos da internacionalização. Utilizando uma abordagem econômica da educação, partindo de premissas da Teoria do Capital Humano, este trabalho investiga a contribuição do intercâmbio, enquanto atividade acadêmica extracurricular, na empregabilidade e qualidade da colocação profissional de egressos do ensino superior. Para isso, conduz-se uma análise descritiva do perfil do alumni da Universidade Federal do Paraná, graduado entre 2010 e 2018, e faz-se um recorte da situação profissional desse grupo, ao final de 2019. A partir de uma coleta de dados via survey e do método de pareamento por vizinho mais próximo, são realizadas comparações entre as características do grupo alvo (intercambistas) e controle (não intercambistas). Os resultados não apontam contribuições significativas, positivas ou negativas, da experiência internacional, tanto para inserção dos egressos no mercado de trabalho quanto na remuneração recebida. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Transnationaleducationalmobilityhasbecomeawidespreadpracticeamong studentsincontemporarysocietyasaninstrumentforoptimizingpersonaland professionalskills.Employers,graduates,universitiesandgovernmentsareinvolved inpromotingthetransnationalcirculationofacademics,withdifferentmotivations, resourcesandexpectationsateachlevel.Thebreadthofthispracticehas contributingtoagrowingnumberofmultidisciplinaryresearchesthataimsto understandtheinternationalizationphenomena.Fromaneconomicperspectiveof education,basedontheHumanCapitalTheorypremises,thispaperinvestigatesthe contributionofexchange,asanextracurricularacademicactivity,totheemployability andqualityofprofessionalcareerofhighereducationgraduates.Todothis,a descriptiveanalysisoftheFederalUniversityofParanáalumniprofile,graduated from2010to2018,isconducted,andacutoutoftheirprofessionalstatus,attheend of2019,ismade.Thedatacollectionwasmadebysurveyandthecomparisons amongthecharacteristicsoftargetgroup(exchangers)andcontrolone(non- exchangers)aremadeusingthenearestneighbormatchingmethod.Theresultsdo notindicatesignificantcontributions,positiveornegative,fromtheinternational experience,bothforthetransitionfromhighereducationtoworkandforthesalary. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (122 p.) : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crescimento e Desenvolvimento Econômico | - |
Título: dc.title | A contribuição das atividades extracurriculares na qualidade da colocação profissional dos egressos da UFPR : o intercâmbio faz a diferença? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: