Gestão de conflitos entre as gerações como estratégia para manutenção da competitividade empresarial

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Autor(es): dc.contributorBoehs, Samantha de Toledo Martins, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorMatias, Marcelo Capistrano Gonçalves de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:34:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:34:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72556-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72556-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Samantha de Toledo Martins Boehs-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse estudo teve como objetivo identificar os principais pontos de conflito que pessoas das diferentes gerações percebem no ambiente de trabalho em uma empresa de pequeno porte da área marítima e portuária. A metodologia teve delineamento quantitativo, na forma de estudo de caso, com a aplicação de questionário semiestruturado. Os dados foram tabulados e tratados no software Microsoft Excel, utilizando a estatística descritiva com apoio de planilha eletrônica para análise das questões. Os resultados obtidos corroboram com as pesquisas bibliográficas apontadas, e mostram que, apesar da baixa incidência, os conflitos geracionais ocorrem por diferenças comportamentais e características de cada tipo de geração. Os resultados demonstram ainda que enquanto a geração X tem como objetivo a construção de uma carreira sólida, a ser desenvolvida em uma só empresa, buscando ascensão social e econômica, enquanto a geração Y está constantemente conectada na Internet, encarando o trabalho como desafio e diversão, além de apresentar características como a ansiedade e falta de visão de longo prazo. A geração Z apresentou características como a falta de compromisso e responsabilidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de conflitos-
Palavras-chave: dc.subjectRelações entre gerações-
Título: dc.titleGestão de conflitos entre as gerações como estratégia para manutenção da competitividade empresarial-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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