
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Boehs, Samantha de Toledo Martins, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | - |
| Autor(es): dc.creator | Matias, Marcelo Capistrano Gonçalves de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72556 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72556 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Samantha de Toledo Martins Boehs | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esse estudo teve como objetivo identificar os principais pontos de conflito que pessoas das diferentes gerações percebem no ambiente de trabalho em uma empresa de pequeno porte da área marítima e portuária. A metodologia teve delineamento quantitativo, na forma de estudo de caso, com a aplicação de questionário semiestruturado. Os dados foram tabulados e tratados no software Microsoft Excel, utilizando a estatística descritiva com apoio de planilha eletrônica para análise das questões. Os resultados obtidos corroboram com as pesquisas bibliográficas apontadas, e mostram que, apesar da baixa incidência, os conflitos geracionais ocorrem por diferenças comportamentais e características de cada tipo de geração. Os resultados demonstram ainda que enquanto a geração X tem como objetivo a construção de uma carreira sólida, a ser desenvolvida em uma só empresa, buscando ascensão social e econômica, enquanto a geração Y está constantemente conectada na Internet, encarando o trabalho como desafio e diversão, além de apresentar características como a ansiedade e falta de visão de longo prazo. A geração Z apresentou características como a falta de compromisso e responsabilidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de pessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de conflitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações entre gerações | - |
| Título: dc.title | Gestão de conflitos entre as gerações como estratégia para manutenção da competitividade empresarial | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: