Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Rauth, Carin Wagner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/7253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/7253 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Rosa Maria Dalla Costa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e anexos | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os constantes avanços tecnológicos e a forte presença dos meios de comunicação de massa nas sociedades ocidentais transformam cada vez mais a cultura de cada uma delas. Cultura esta que produz sentidos, ensina formas de ser, agir e se comportar, organizando a sociedade para que ela se reconheça pelo consumo e siga a sua lógica. Neste cenário, a escola precisa se transformar, passando a ter um papel importante não apenas como espaço onde se dá a educação, mas também como lugar de reflexão e mediação sobre as transformações da sociedade, principalmente no Brasil, país em que a comunicação é o pilar mais forte da cultura. O propósito deste trabalho é compreender os sentidos produzidos por jovens curitibanos, especificamente na sua relação com o programa de rádio Pânico, procurando entender o que pensam sobre ele, o que materializam, o que aprendem com ele, etc... Para isto, foi realizada uma pesquisa com uma turma de alunos do último ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Curitiba. Os alunos responderam dois questionários (com perguntas gerais sobre seus hábitos culturais e perguntas específicas sobre o rádio e o programa em questão) além de responderem a uma entrevista. O embasamento teórico se pauta em autores que estudam a relação educação e comunicação, a recepção, os estudos culturais e as práticas escolares. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Constant technological progress and the strength of mass media communication in western societies constantly change their cultural organization. This organization is now composed so as to produce meaning, teach how to behave, how to react and how to be, in such a way that the society can recognize itself in consumption and follow this logic. According to this scenario, school needs to be transformed, playing a more important role not only as a place where education is passed on, but also as a place of mediation and analysis of society's change. This is especially important in Brazil, where media communication is the strongest building block of culture. The aim of this work is to understand how young teenagers from Curitiba produce sense in their understanding of a radio program called "Panico", trying to understand what they think about it, how they materialize it, what they have learnt from it, etc. In order to do this, research has been done with a class of the last year of the school system in a public school from Curitiba. Students answered two questionnaires (one with general questions about their cultural habits and another one with specific questions about the mentioned radio program). They have also done an interview. The theoretical background is based on authors that studied the relationship between education and communication, reception, cultural studies and school practice. | - |
Formato: dc.format | vi, 89 f. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes na comunicação de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Adolescentes curitibanos e a recepção do programa Pânico : um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: