
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Correa, Marco Fabio Maia, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Marina Cardoso, 1988- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72491 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72491 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marco Fabio Maia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Oceanografia. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | O ictioplâncton corresponde às primeiras fases da vida do peixe e é tida como a fase de recrutamento. É considerado de extrema importância por fornecer informações sobre a ecologia das espécies, bem como permitir previsões do recursopesqueiro.O estudo tem por objetivo quantificar e caracterizar a possível migração nictemeral de ovos e larvas dos peixes (os componentes do ictioplâncton) na zona de arrebentação de uma praia arenosa. A área analisada situa-se no município de Pontal do Paraná, na Praia de Pontal do Sul (25°34’46 S e 48°21’15 W) – PR, sul do Brasil. As amostras foram coletadas em 2010, com duas campanhas– verão e primavera – ambas com duração de 48 horas, totalizando a coleta de 162 amostras distribuídas em 11 períodos. A amostragem foi realizada com redes de malha igual a 300µm, uma de arrasto cilindro-cônica abrangendo a coluna d’água, em profundidade de aproximadamente 1,2 metros, e o fundo com auxílio de uma rede de epibentos. Foi contabilizado um total de 3434 ovos e 785 larvas, dos quais 2266 ovos e 498 larvas foram capturados na coleta do verão e 1168 ovos e 287 larvas na coleta da primavera. No verão, foram coletados 655 ovos no fundo e 1611 na coluna. Na primavera foramcoletados248 e 920 ovos, respectivamente no fundo e na superfície. Para as larvas, na primavera foram obtidas 166 no fundo e 332 na coluna e no verão 141 no fundo e 146 na coluna. No verão as maiores densidades médias de ovos foram observadas respectivamente no horário das 19:00 (na coluna), 19:00 e 23:00 (no fundo). As duas últimas não diferiram significativamente das observadas para as 23:00 e 7:00 horas na coluna. De um modo geral as densidades médias de ovos foram maiores entreas19 e 23 horas na coluna. Na primavera, a densidade de ovos diferiu significativamente das demais no fundo apenas as 23 horas Para as larvas, as diferenças observadas entre as densidades médias em ambas as estações foram maiores (porém não significativamente diferente das demais) no horário das 23 horas no fundo.O processamento dessas amostras revelou um padrão diferente do verificado para misidáceos e copépodas, e a migração nictemeral foi detectada apenas para ovos. Para larvas, a capacidade de evasão durante as amostragens pouco profundas possivelmente influenciaram nos resultados. Para ovos, o padrão pode estar relacionado ao tipo de energia de ondas incidente no local, que, para ser corroborada sugere-se um novo planejamento amostral abrangendo maiores períodos espaço-temporais. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 65 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peixes - Larva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peixes - Ovos | - |
| Título: dc.title | Caracterização da população do ictioplâncton em diferentes escalas temporais na zona de arrebentação da praia de Pontal do Sul - Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: