Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fontana, Rafaela Mantovani, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Leonardo de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Cesa, Luiz Otávio Aléssio | - |
Autor(es): dc.contributor | Cezario, Thiago | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Marcos Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72476 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profª. Dra. Rafaela Mantovani Fontana | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Autores: Leonardo de Souza Godoy, Luiz Otávio Aléssio Cesa, Marcos Henrique Bastos e Thiago Cezario | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O ato de estudar possui em seu produto final caráter individual, isto é, se alguém estuda, estuda para si. Apesar dessa característica, o ambiente acadêmico demanda interação e com outros alunos. Seja obrigatoriamente, por meio de trabalhos e atividades em grupo, ou extracurricularmente, por meio da socialização com colegas, debates sobre os conteúdos estudados, receber ou prestar ajuda com relação à dúvidas, estudo em conjunto, entre outras atividades coletivas relacionadas aos estudos, é sabido que essa interação agrega positivamente a rotina acadêmica. Reunir-se com colegas presencialmente pode ser um empecilho, porém atualmente, através das diversas tecnologias de informação acessíveis, podemos nos conectar aos demais virtualmente. Para que a interação digital seja eficiente e proveitosa, é essencial que a ferramenta utilizada para tal proporcione uma boa experiência de uso. O presente projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma acadêmica colaborativa, que permita aos alunos tratarem questões de âmbito coletivo e também, paralelamente, auxilie na rotina acadêmica individual. Na etapa inicial, foi realizada uma pesquisa com universitários de modo a embasar ou não ideias tidas pelos participantes na idealização inicial do projeto, e junto a isso, para compreender melhor o cenário de atuação, foram estudados softwares semelhantes ao que foi pensado. Desse modo, especificou-se os requisitos para desenvolvimento do sistema. Também foram utilizadas ferramentas de modelagem de diagramas para auxiliar na compreensão teórica do sistema e modelar o mesmo. Na etapa final o sistema foi construído, fazendo uso das tecnologias escolhidas, sendo estas, Ruby on Rails para o back-end do web service, comunicação com o banco de dados e no tratamento de informações na dashboard web, ainda na dashboard web foi utilizado o framework Materialize CSS para design, o aplicativo móvel foi desenvolvido com o framework Flutter, que utiliza a linguagem de programação Dart, e o banco de dados utilizado foi o PostgreSQL. Para este sistema foi dado o nome de Orion. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/x-compressed application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/zip | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise e desenvolvimento de sistemas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruby on rails (Recursos eletrônicos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | SQL (Linguagem de programação de computador) | - |
Título: dc.title | Orion | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: