Percepções sobre o processo de orientação de alunos estrangeiros na pós-graduação

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Autor(es): dc.contributorColauto, Romualdo Douglas, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Autor(es): dc.creatorNypwipwy, Cidália Ossumane Medina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72471-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Romualdo Douglas Colauto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Contabilidade e Finanças-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente monografia intitulada "as percepções sobre o processo de orientação de alunos estrangeiros na pós-graduação", baseada numa abordagem qualitativa e descritiva, buscou compreender a necessidade e a motivação associadas à afetividade entre o orientador e o orientando estrangeiro e bolsista matriculados em cursos de pós-graduação em universidades públicas e/ou privadas do Brasil. No trabalho, foi construído um instrumento de evocação de palavras para caracterizar as diferentes fases do processo de orientação de trabalhos de conclusão de cursos na pós-graduação, bem como em diversos campos de atuação tais como: família, sociedade e escola. Por outro lado, foram mapeadas as percepções de alunos estrangeiros-bolsistas matriculados em cursos de pósgraduação no Brasil sobre as diferentes fases do processo de orientação pelos intervenientes do processo de ensino e aprendizagem, desde o corpo docente, a área pedagógica e administrativa; a relação orientador-orientando de acordo com os resultados obtidos da pesquisa é caracterizada por estímulos, valores afetivos e emoções. Os resultados apontam que a afetividade e a relação orientadororientando são assuntos relevantes, indissociáveis e interdependentes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEstudantes estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectPos-graduação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectBolsas de estudo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titlePercepções sobre o processo de orientação de alunos estrangeiros na pós-graduação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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