
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Fátima Regina, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Gabriel Toneli, 1996- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72421 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Fátima Regina Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 24/08/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 137-147 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Nossa pesquisa tem como objetivo analisar a construção narrativa da obra Itinerarium Peregrinorum et Gesta regis Ricardi, crônica escrita por Richard de Templo entre 1216 e 1220 na Inglaterra. A obra tem o propósito de narrar a participação do rei Ricardo I (r.1189-1199) na Terceira Cruzada (1189-1192) e possui um caráter moraldidático, construindo uma imagem idealizada do rei inglês com base em uma série de virtudes da ética da cavalaria medieval e reforçada a partir de exemplos de má conduta, inclusive do irmão de Ricardo e futuro rei inglês João (r.1199-1216). A narrativa, ainda, constrói uma imagem providencialista e de protagonismo de membros da Igreja, tanto em temas religiosos e em matérias seculares. Seu contexto de redação, entretanto, foi marcado por conflitos entre a realeza e os outros grupos tradicionais de poder dentro do reino inglês, resultado da manutenção e ampliação de políticas reais em um período de fortalecimento do poder real desde meados do século XII. Com base nisso, nossa problemática gira em torno de compreender os objetivos do autor na redação de sua obra e os motivos que o levaram a escrevê-la. Escrita ao final do reinado de João, um período marcado por revoltas da nobreza e conflitos com a Igreja, entendemos que o Itinerarium possui como objetivo contestar a legitimidade do reinado de João ao mesmo tempo em que resgata uma imagem idealizada e construída de realeza em torno de Ricardo I. Este trabalho insere-se, portanto, no estudo da História do Poder e possui como eixo teórico os trabalhos de Raph V. Turner e John Gillingham, entre outros. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Our research aims to analyse the narrative construction of the work Itinerarium Peregrinorum et Gesta regis Ricardi, a chronicle written by Richard de Templo between 1216 and 1220 in England. The work has the purpose of narrating the participation of King Richard I (r.1189-1199) in the Third Crusade (1189-1192) and it has a moraldidactic character, building an idealized image of the English king with based on a series of virtues of medieval chivalry ethics and reinforced by examples of misconduct, including that of Richard's brother and future English king John (r.1199-1216). The narrative, still, builds a providentialism image and the leading role of members of the Church, both in religious themes and in secular matters. His writing context, however, was marked by conflicts between royalty and other traditional power groups within the English kingdom, a result of the maintenance and expansion of royal policies in a period of strengthening of royal power since the mid-twelfth century. Based on this, our problem revolves around understanding the author's objectives in writing his work and the reasons that led him to write it. Written at the end of John's reign, a period marked by revolts by the nobility and conflicts with the Church, we understand that the Itinerarium aims to challenge the legitimacy of John's reign while rescuing an idealized and constructed image of royalty around of Ricardo I. Therefore, this work is part of the study of the History of Power and has as its theoretical axis the works of Raph V. Turner and John Gillingham, among others. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (147 p.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cruzadas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura latina medieval e moderna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poder (Ciências sociais) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inglaterra - História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Título: dc.title | Estudo sobre a representação da realeza e de homens da igreja na crônica inglesa Itinerarium Peregrinorum et Gesta Regis Ricardi | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: