
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Urban, Ana Claudia, 1967- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Rafaella Baptista, 1990- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:45:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:45:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72367 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72367 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Dr. ª Ana Claudia Urban | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/06/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 108-121 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de investigação da Educação Histórica, tem como objetivo investigar a literatura infanto-juvenil de temas da História Sensível como fonte para o Ensino de História. O objetivo principal desta investigação é entender em que medida o uso das fontes literárias, destacando a literatura infanto-juvenil de temas sensíveis, categoria na qual a História da África é inserida, pode proporcionar um trabalho metodológico de investigação das fontes e colaborar para a formação da consciência histórica. Para isso, ancorou-se nos referenciais teóricos da Educação Histórica, principalmente em Rüsen (1994, 2001, 2015 e 2016) e de temas sensíveis, com Benoit Falaize (2014). As discussões acerca da literatura foram ancoradas nos debates de Hunt (2010), Debus (2017), dialogando diretamente com a educação para as relações étnico-raciais sob a perspectiva de Gomes (2002) e Alberti (2013). A intenção dessa investigação é proporcionar uma reflexão de um ensino de História comprometido com uma educação emancipadora e antirracista. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research, inserted in the field of investigation of Historical Education, aims to investigate the children's literature on themes of Sensitive History as a source for the Teaching of History. The main objective of this investigation is to understand to what extent the use of literary sources, highlighting children's literature on sensitive topics, a category in which the History of Africa is inserted, can provide a methodological work of investigating the sources and contribute to training of historical consciousness. For this, it was anchored in the theoretical references of Historical Education, mainly in Rüsen (1994, 2001, 2015 and 2016) and sensitive themes with Benoit Falaize (2014). Discussions about the literature were anchored in debates by Hunt (2010), Debus (2017), directly dialoguing with education for ethnic-racial relations from the perspective of Gomes (2002), Alberti (2013). The intention of this investigation is to provide a reflection on the teaching of History committed to an emancipatory and antiracist education. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação histórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Religiosidade - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | "História para Erês" : a literatura como fonte para o diálogo entre temas sensíveis e Educação Histórica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: