Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Nobre, Iorge Soares, 1993- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72311 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Adriane Knoblauch | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho busca apresentar os aspectos envolvidos no processo de escolarização de crianças nos anos iniciais da etapa do Ensino Fundamental. Para tal, foi realizada observação de princípio participativo por parte do pesquisador, a partir de uma abordagem etnográfica inspirada na perspectiva da antropologia interpretativa, com uma turma do Ensino Fundamental, recolhendo dados através de anotações em diário de campo, e acompanhando esta desde o seu 1° ano até o início de seu 3° ano nesta etapa do ensino. Além da observação, também foram realizadas entrevistas individuais com seis professoras que assumiram a turma neste período, sendo estas realizadas a partir da construção de roteiros semiestruturados. O referencial teórico se apoiou em investigações voltadas para o entendimento da cultura escolar e dos princípios das práticas escolares, de modo a auxiliar na análise dos dados recolhidos da pesquisa, e também de estudos da sociologia da infância, estes contribuindo para a interpretação sobre a relação entre a experiência escolar das crianças com o fato de pertencerem à categoria social da infância. Entre as considerações sobre a análise dos dados recolhidos e das práticas observadas, destaca-se que a experiência escolar das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental é projetada pela cultura institucional escolar no sentido de buscar formar um sujeito cidadão produtivo, partindo da projeção de um adulto determinado para os valores atribuídos à experiência de seus alunos, além de que, neste período predomina-se a realização de práticas que pretendem inculcar os valores das condutas consideradas adequadas para o sujeito aluno por parte das crianças no decorrer de sua experiência escolar | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work searches to present aspects related to the schoolarization process os childrens in the beginning years of the Primary School stage. To realize that, an observation of participative principle was realized by the researcher, from an ethnographic approach inspired by the interpretive anthropology perspective, with an Primary School class, gathering data through field journal notes, and accompanying this class since its 1° year over to the beginning of its 3° year in this stage of the teaching process. Besides the observation, individual interviews have been realized with six teachers that have taken on the class in this period, being realized by the construction of semi-structured scripts. The theoretical reference was based upon investigations around the understanding of the school culture and the school practices principles, in order to auxiliate the analysis from the data gathered from research, and also the sociology of childhood studies, these contributing to the interpretation of the relationship between the school experience of children and the fact that they belong to the social category of childhood. Between the considerations over gathered data review and the noted practices, the highlights is that the school experience of the childrens in the beginning years of the Primary School is projected by the scholastic institutional culture in the sense to pursue the formation of an productive citizen subject, starting from a projection of an determined adult for the values attach to the student experience, apart from that, in this period of that stage of teaching predominates the realization of practices that intend to inculcate the values of the behavior that are considered adequate for the student subject by the childs over the elapse of your school experience. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (144 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnografia Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | "Cruza o braço, fecha a boca e abre o ouvido" : uma análise do início do processo de escolarização de crianças no ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: