
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Paladino, Amanda Moura Possette, 1994- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:58:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:58:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72268 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72268 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/02/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 147-155 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho é resultado de uma investigação efetuada a partir da perspectiva etnomusicológica, sobre a produção musical de quatro pianistas paulistas com o objetivo de identificar paradigmas musicais criados e desenvolvidos durante suas trajetórias. O trabalho está centrado na personalidade musical desses pianistas, nascidos na década de 1940, que são considerados figuras emblemáticas da produção musical popular brasileira: Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano, Laércio de Freitas e Nelson Ayres. Para a investigação, levam-se em conta as narrativas individuais desses músicos a respeito de sua produção. Na pesquisa, segundo a perspectiva da etnomusicologia dialógica (MERRIAM, 1964; BLACKING, 1973; RICE, 1974), realiza-se um levantamento dos aspectos da música popular instrumental paulista e utiliza-se uma metodologia interdisciplinar a partir de métodos como: a descrição etnográfica (LAPLANTINE, 2004; SEEGER, 2008), etnografias virtuais (HINE, 2004) de apresentações artísticas, entrevistas, transcrições e análises de materiais audiovisuais, partituras e arranjos (BENT, 2001). | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present work is the result of an investigation carried out from an ethnomusicological perspective, on the musical production of four pianists from São Paulo with the aim of identifying musical paradigms created and developed during their trajectories. The work is centered on the musical personality of these pianists, born in the 1940's decade, which are considered emblematic figures of Brazilian popular music production: Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano, Laércio de Freitas e Nelson Ayres. For the investigation, the individual narratives of these musicians about their own production are taken into account. In the research, from the perspective of dialogical ethnomusicology (MERRIAM, 1964; BLACKING, 1973; RICE, 1974), a survey of aspects of São Paulo's popular instrumental music is carried out and an interdisciplinary methodology is used based on methods such as: ethnographic description (LAPLANTINE, 2004; SEEGER, 2008), virtual ethnographies (HINE, 2004) of artistic presentations, interviews, transcriptions and analysis of audiovisual materials, scores and arrangements (BENT, 2001). | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (179 p.) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomusicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música instrumental - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pianistas - São Paulo (Estado) | - |
| Título: dc.title | Pianistas paulistas : paradigmas de elementos musicais e extramusicais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: