Pianistas paulistas : paradigmas de elementos musicais e extramusicais

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Autor(es): dc.contributorPitre-Vásquez, Edwin Ricardo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorPaladino, Amanda Moura Possette, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72268-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/02/2021-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 147-155-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho é resultado de uma investigação efetuada a partir da perspectiva etnomusicológica, sobre a produção musical de quatro pianistas paulistas com o objetivo de identificar paradigmas musicais criados e desenvolvidos durante suas trajetórias. O trabalho está centrado na personalidade musical desses pianistas, nascidos na década de 1940, que são considerados figuras emblemáticas da produção musical popular brasileira: Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano, Laércio de Freitas e Nelson Ayres. Para a investigação, levam-se em conta as narrativas individuais desses músicos a respeito de sua produção. Na pesquisa, segundo a perspectiva da etnomusicologia dialógica (MERRIAM, 1964; BLACKING, 1973; RICE, 1974), realiza-se um levantamento dos aspectos da música popular instrumental paulista e utiliza-se uma metodologia interdisciplinar a partir de métodos como: a descrição etnográfica (LAPLANTINE, 2004; SEEGER, 2008), etnografias virtuais (HINE, 2004) de apresentações artísticas, entrevistas, transcrições e análises de materiais audiovisuais, partituras e arranjos (BENT, 2001).-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work is the result of an investigation carried out from an ethnomusicological perspective, on the musical production of four pianists from São Paulo with the aim of identifying musical paradigms created and developed during their trajectories. The work is centered on the musical personality of these pianists, born in the 1940's decade, which are considered emblematic figures of Brazilian popular music production: Amilton Godoy, Cesar Camargo Mariano, Laércio de Freitas e Nelson Ayres. For the investigation, the individual narratives of these musicians about their own production are taken into account. In the research, from the perspective of dialogical ethnomusicology (MERRIAM, 1964; BLACKING, 1973; RICE, 1974), a survey of aspects of São Paulo's popular instrumental music is carried out and an interdisciplinary methodology is used based on methods such as: ethnographic description (LAPLANTINE, 2004; SEEGER, 2008), virtual ethnographies (HINE, 2004) of artistic presentations, interviews, transcriptions and analysis of audiovisual materials, scores and arrangements (BENT, 2001).-
Formato: dc.format1 arquivo (179 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomusicologia-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica instrumental - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectPianistas - São Paulo (Estado)-
Título: dc.titlePianistas paulistas : paradigmas de elementos musicais e extramusicais-
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