Análise da divulgação de compliance das empresas listadas no novo mercado da B3 nos anos de 2014 e 2019

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Autor(es): dc.contributorAzevedo, Sayuri Unoki de, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.creatorSousa, Henrique Adriano de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:51:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:51:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72253-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Sayuri Unoki de Azevedo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Compliance são mecanismos de conformidade que possuem o intuito de orientar, prevenir e detectar comportamentos fraudulentos, criminosos e ilegais, formando assim uma cultura organizacional voltada ao cumprimento das normas e éticas das organizações. Além de auxiliar na governança das organizações, algumas empresas divulgam de forma voluntária no Relatório da Administração suas atividades de Compliance a fim de externar sua conduta ao mercado. Neste sentido, o estudo tem por objetivo analisar o conteúdo de Compliance divulgado nos Relatórios da Administração das empresas listadas no Novo Mercado da B3 nos anos de 2014 e 2019. Para atender o objetivo da pesquisa, realizou-se um estudo descritiva, por meio de pesquisa documental com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. Foram analisados os Relatórios da Administração das empresas listadas Novo Mercado nos anos de 2014 e 2019, compreendendo um total de 104 empresas analisadas no estudo. Para coleta e análise dos dados foram realizadas as leituras de todos os relatórios, nos quais os dados emergiram durante a leitura de acordo com a literatura revisitada. A análise foi realizada com a técnica de análise de conteúdo em que foram extraídas 38 categorias de prática de Compliance. Os resultados encontrados evidenciaram que as empresas em termos gerais aumentaram 96,77% a divulgação de Compliance com o decorrer do tempo, descaracterizando que tenham divulgado maiores quesitos apenas por fatores de momento como operação Lava Jato e Lei Anticorrupção em 2014 descaracterizando que deixariam de divulgar a preocupação com o Compliance com o passar do tempo. O que se pôde notar é uma mudança no comportamento em relação a utilização e divulgação de Compliance ao mercado.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAuditoria-
Palavras-chave: dc.subjectRelatórios-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Título: dc.titleAnálise da divulgação de compliance das empresas listadas no novo mercado da B3 nos anos de 2014 e 2019-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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