Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bellon, Olga Regina Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Tiago Mota de, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72212 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa Dra Olga Regina Pereira Bellon | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 29/04/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 48-53 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As pesquisas sobre reconhecimento de emoções aumentaram nos últimos anos, através das expressões faciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma bateria computadorizada denominada Bateria de Avaliação Computadorizada de Reconhecimentos de Emoções (BACRE-I) e a utilização em escolares de crianças de 8 a 12 anos. Alguns trabalhos relatam sobre ferramentas similares para avaliação do reconhecimento de emoções, mas com limitações quanto aos estímulos utilizados. A BACRE-I e composta por 6 fases de reconhecimento de emoções com diferentes tipos de estímulos, tendo em vista explorar de modo integral o reconhecimento de emoções e identificar a diferença entre as fases e também analisar o rastreamento ocular. Mediante o desenvolvimento da BACRE-I, notou-se a importância do trabalho multidisciplinar. Constatou-se contribuições da área da informática na avaliação automática dos processos de reconhecimento de expressões faciais e do rastreamento ocular, sob a hipótese de que alterações na exploração visual estejam relacionadas com o baixo desempenho no reconhecimento de expressões faciais. Neste contexto, nota-se a importância da inclusão de ferramentas para avaliação do reconhecimento de emoções em baterias de avaliação neuropsicológica, de modo a auxiliar no diagnostico diferencial entre diversos quadros, predizendo comportamento social e da funcionalidade, além de auxiliar para planejamento, avaliação da eficácia de tratamentos e planejamento de intervenções. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Research on emotion recognition has increased in recent years through facial expressions. This paper aims to present the development of a computerized battery called the Battery of Computerized Assessment of Emotion Recognition (BACRE-I) and its use in schoolchildren from 8 to 12 years old. Some works report about similar tools for emotion recognition assessment, but with limitations regarding the stimuli used. The BACRE-I is composed of 6 phases of emotion recognition with different types of stimuli, aiming to fully explore emotion recognition and identify the difference between the phases and also analyze eye tracking. Through the development of BACRE-I, the importance of multidisciplinary work was noted. The contributions of the computer science area in the automatic evaluation of facial expression recognition and eye tracking processes were verified, under the hypothesis that alterations in visual exploration are related to low performance in facial expression recognition. In this context, we note the importance of including tools for assessing emotion recognition in neuropsychological assessment batteries, to assist in the differential diagnosis among various conditions, predicting social behavior and functionality, in addition to assisting in planning, evaluating the effectiveness of treatments, and planning interventions. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (84 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação visual (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções nas crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Bateria de avaliação computadorizada de reconhecimentos de emoções (BACRE-I) e a utilização em escolares | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: