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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Ana Gabriela Simões, 1977- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72187 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72187 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 11/06/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 209-212 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese de doutorado, caracterizada como um estudo de caso, teve como principais objetivos descrever o processo de implantação do projeto Ler e Pensar, desde o jornal impresso até a sua mudança para o digital; verificar se o suporte pedagógico ofertado pelo projeto subsidiava a prática dos professores; investigar como ocorreu a transição do projeto impresso para a versão digital; e, por fim, sua relevância para os professores, para a educação e para a sociedade. Diversas questões nortearam a pesquisa, mas a principal indagação foi: o projeto Ler e Pensar conseguiria fazer a transição para a versão digital e continuar com a mesma relevância? A verificação por meio de revisão sistemática sobre pesquisas análogas, revelou a pertinência do estudo, visto não foi encontrada nenhuma pesquisa sobre a transição feita pelo projeto sob o viés educacional. A análise e embasamento deste estudo teve como premissa os pressupostos teóricos do pensamento complexo representados por Moraes (2008; 2015), Morin (1997; 2001; 2002; 2003; 2005; 2008; 2010; 2011; 2015; 2017) e Sá (2019). Para embasar as teorias da Educomunicação, da Informação e da Mídia, destacaram-se os autores Baccega (2011), Aparici (2014), Soares (2011), Citelli (2011; 2017), Jenkins (2013), Rosa (2019), Wardle (2017) e Martín-Barbero (2014). E como representantes das teorias da Cibercultura, Tecnologias e Mídias Digitais destacaram-se Santaella (2004; 2013; 2020), Veraszto (2008; 2019), Lemos (2003; 2008), Levy (1999) e Kenski (2007; 2013). Este estudo de caso aconteceu em três grandes etapas: a fase exploratória; a fase de coleta de dados, cujas técnicas exploradas foram a análise documental e o inquérito na modalidade escrita (questionário) e oral (entrevistas), e, por fim, a fase de análise e interpretação de dados, em que foi utilizada como suporte a plataforma WebQDA. Os principais resultados obtidos a partir deste estudo revelam que o suporte pedagógico ofertado pelo projeto Ler e Pensar subsidia a prática dos professores, e que os mesmos mostram-se satisfeitos com os materiais e cursos ofertados pelo projeto. No que diz respeito à transição da versão analógica (impressa) para a digital, não podemos dizer que ocorreu em sua totalidade. A metade dos professores está adaptada e dispõe de recursos para o desenvolvimento do projeto, enquanto a outra metade ainda alimenta uma nostalgia da versão impressa e alega não ter infraestrutura adequada. Portanto, no que diz respeito à transição, o estudo revelou que ainda está em processo e que há alguns obstáculos a serem transpostos para que a mudança se efetive completamente. No aspecto relevância, as evidências apontaram que o Ler e Pensar mostrou-se relevante não só para os professores paranaenses, mas para a educação brasileira, dada a sua abrangência, capilaridade, e, principalmente, por cumprir seus objetivos de incentivo à leitura, alfabetização midiática e fomento à cidadania, assim como o apoio para abordagem e entendimento acerca de questões complexas do cotidiano como saúde, meio ambiente, política, economia entre outros temas contemporâneos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This doctoral thesis, characterized as a case study, had as main objectives describe the process of implementing the Ler e Pensar project, from the printed newspaper to its conversion to digital; verify if the pedagogical support offered by the project subsidized the teachers' practices; investigate how the transition from the printed project to the digital version occurred; and, lastly, verify its relevance for teachers, education and society. Several questions guided the research, but the main inquire was: could the Ler e Pensar project make the transition to a digital format and retain the same relevance? The verification by means of a systematic review of similar research revealed the pertinence of the study, since no research was found regarding the transition made by the project under an educational point of view. The analysis and basis of this study were built upon the theoretical assumptions of complex thinking presented by Moraes (2008; 2015), Morin (1997; 2001; 2002; 2003; 2005; 2008; 2010; 2011; 2015; 2017) and Sá (2019) ). To support the theories of Educommunication, Information and Media, the authors Baccega (2011), Aparici (2014), Soares (2011), Citelli (2011; 2017), Jenkins (2013), Rosa (2019), Wardle (2017) and Martín-Barbero (2014) stood out. And as representatives of the theories of Cyberculture, Technologies and Digital Media, Santaella (2004; 2013; 2020), Veraszto (2008; 2019), Lemos (2003; 2008), Levy (1999) and Kenski (2007; 2013) were more relevant. This case study was developed in three major phases: the exploratory phase; the data collection phase, in which documentary analysis and inquiries in written (questionnaire) and oral (interviews) format were explored; and, finally, the data analysis and interpretation phase, in which the WebQDA platform was used as a support. The main results from this research reveal that the pedagogical support offered by the Ler e Pensar project subsidizes the teachers' practices, and that they are satisfied with the materials and courses offered by the project. With regard to the transition from the analog (printed) to the digital version, we cannot say that it occurred in its entirety. Half of the teachers are adapted and have resources for the development of the project, while the other half still nurtures a nostalgia for the printed version and claim to not have adequate infrastructure. Therefore, with regard to the transition, the study revealed that it is still occurring, and that there are some obstacles to be surpassed for the change to take place completely. Regarding its relevance, the evidence pointed out that Ler e Pensar is relevant not only for teachers from Paraná, but for Brazilian education in general, given its scope, capillarity, and, mainly, for fulfilling its objectives of encouraging reading, media literacy and promotion of citizenship, as well as support for approaching and understanding complex daily issues such as health, environment, politics, economics and other contemporary themes. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (223 p.) : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Publicações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computadores e civilização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação - Inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Do "analógico" ao digital : um estudo sobre o Projeto Ler e Pensar à luz dos pressupostos teóricos do pensamento complexo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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