Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pooli, João Paulo, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Britto, Cristiane de Souza, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72139 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72139 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Joao Paulo Pooli | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/06/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 135-143 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar como o conceito de tempo é praticado nos espaços escolares configurados no currículo do 1º ciclo do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Municipal de Curitiba. A metodologia da pesquisa se deu por meio da investigação qualitativa com abordagem descritiva, e se utilizou de técnicas de coleta de dados da análise documental (Currículo Municipal de Curitiba e Parâmetros de Indicadores de Qualidade), e de entrevista semiestruturada com 2 pedagogas e 6 professoras regentes do 1º ciclo de Escolas Municipais de Curitiba. A fundamentação teórica está respaldada, principalmente, pelos autores Norbert Elias, Alfredo Veiga-Neto, Michel Foucault, Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano, entre outros. Para realizar essa análise foi necessário ter como referência central a configuração escolar, ou seja, os princípios da pesquisa configuracional de Norbert Elias, porque são nessas configurações onde o currículo se pratica. A partir dos dados coletados, foi possível constatar que a organização escolar está relacionada a organização dos tempos e espaços que envolve às práticas. Isso se relaciona a fragmentação dos tempos para execução das propostas, ao controle dos tempos escolar, pedagógico e ao disciplinamento dos corpos e das mentes dos sujeitos escolarizados (professoras e crianças). Os tempos acabam por mecanicizar o espaço escolar, o que gera uma certa produtividade dos indivíduos rumo aos objetivos que se almeja alcançar com relação ao ensino e a aprendizagem. Pode-se concluir que o uso do tempo no espaço escolar leva a produção de um certo tipo de sujeito que autorregulam suas ações em função do uso do tempo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aimed to analyze how the concept of time is practiced in school spaces configured in the curriculum of the 1st cycle of elementary education in schools of the Municipal Network of Curitiba. The research methodology was carried out through a qualitative investigation with a descriptive approach, and used data collection techniques of document analysis (Curitiba's Municipal Curriculum and Parameters of Quality Indicators), and semi-structured interviews with 2 pedagogues and 6 regular teachers of the 1st cycle of Curitiba's Municipal Schools. The theoretical basis is supported, mainly, by the authors Norbert Elias, Alfredo Veiga-Neto, Michel Foucault, Antonio Viñao Frago, Agustín Escolano, among others. To perform this analysis it was necessary to have as central reference the school configuration, that is, the principles of Norbert Elias' configuracional research, because it is in these configurations where the curriculum is practiced. From the data collected, it was possible to see that the school organization is related to the organization of the times and spaces that involves the practices. This is related to the fragmentation of the times to execute the proposals, to the control of the school and pedagogical times, and to the disciplining of the bodies and minds of the subjects (teachers and children). The times end up mechanizing the school space, which generates a certain productivity of individuals towards the goals that we aim to achieve in relation to teaching and learning. It can be concluded that the use of time in the school space leads to the production of a certain type of subject who self-regulates his or her actions according to the use of time. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (148 p.) : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculos - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Curriculos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instalações escolares | - |
Título: dc.title | A organização do tempo e suas configurações no currículo escolar da alfabetização | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: