Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chagas, Pedro Dolabela | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Bittencourt, Náira, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:28:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:28:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72133 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela Chagas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de CIências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 12/03/2021 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 84-91 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Literários | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar como o tema da consciência, por meio dos trabalhos dos cientistas cognitivos Steven Pinker, António Damásio, V. S Ramachandran e Ginsburg & Jablonka, relaciona-se com a literatura ou, mais especificamente, com o ato de leitura de textos ficcionais em prosa. Percorrerei o caminho do surgimento da consciência, as facetas inerentes a ela, e como ela pode nos ajudar a entender a literatura, esperando contribuir para os estudos literários sob um novo ponto de vista. A primeira hipótese, talvez óbvia, é a de que, sem o surgimento da consciência, não haveria desenvolvimento cultural, ponto central para o advento da literatura. A segunda e, talvez, mais importante, é a de que os constituintes da consciência, como memória, raciocínio, previsão, busca de relevância, dentre outros, são a chave para entendermos o ato de leitura de textos, no geral, e textos ficcionais, em específico. As ciências cognitivas, que englobam áreas como psicologia, neurociência, biologia, linguística, ciência da computação, etc., e cujo desenvolvimento começa a se acelerar há, pelo menos, duas décadas, estão em constante desenvolvimento, com similaridades e discordâncias entre os pesquisadores. O objetivo, portanto, não é esgotar o assunto: proponho-me a apresentar algumas propostas atuais para, então, tentar formular uma teoria do ato de leitura de textos ficcionais que possa iluminar o campo dos estudos literários. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims to explore how the theme of consciousness, through the work of cognitive scientists such as Steven Pinker, António Damásio, V. S. Ramachandran and Ginsburg & Jablonka, is related to literature or, more specifically, to the act of reading fictional texts in prose. I will cover the path of the emergence of consciousness, inherent facets of it, and how it can help us to understand literature, hoping to contribute to literary studies from a new point of view. The first hypothesis, perhaps obvious, is that without the emergence of consciousness, there would be no cultural development, a central point for the advent of literature. The second, and, perhaps, more important hypothesis, is that the constituents of consciousness, such as memory, reasoning, prediction, search for relevance, among others, are the keys to understand the act of reading texts, in general, and fictional texts, in specific. The cognitive sciences, which encompass fields such as psychology, neuroscience, biology, linguistics, computer science, among others, and which development dates back to, at least, two decades, are in constant development, with similarities and disagreements among researchers. The objective, therefore, is not to exhaust the subject: I propose to present some current proposals to try to formulate a theory of the act of reading of fictional texts that can illuminate the field of literary studies. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (91 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Literatura e ciências cognitivas : contribuições para o entendimento do ato de leitura de textos ficcionais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: