O ensino de biologia marinha em regiões não litorâneas : desafios e estratégias docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVaz-dos-Santos, André Martins, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorCosta , Pedro Arialdo Gaspechoski da, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72104-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72104-
Descrição: dc.descriptionOrientador : André Martins Vaz dos Santos-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O oceano é fundamental para o funcionamento e equilíbrio da vida na Terra. Com vasta biodiversidade, recursos e serviços ecossistêmicos, estes ambientes possibilitam a sobrevivência das espécies. No entanto, grande parte da população não reconhece os valores que o ecossistema marinho apresenta. Portanto, com a finalidade de compreender os desafios no processo de ensino e aprendizagem da temática ainda na base da sociedade – educação básica – o presente trabalho buscou destacar os desafios no ensino de biologia marinha e propor recursos didáticos digitais como estratégia de potencializar a educação oceânica em regiões não litorâneas, posto que, comumente, a população interiorana não assimila os impactos que podem causar mesmo a milhas do oceano. Dessa forma, o referencial teórico deste trabalho fundamentou-se na visão de autores como Mizukami (1986), Saviani (1991), Libâneo (1994), Krasilchik (2008), Cachapuz et al. (2005); Pozo e Crespo (2009), Bacich e Morán (2018), além de documentos oficiais que embasam os currículos brasileiros. O presente estudo foi de natureza qualitativa com os objetivos de caráter exploratório. A partir do levantamento de dados com palavras-chave previamente estabelecidas e a busca em diferentes periódicos, bibliotecas virtuais e indexadores de pesquisa, identificou-se a contextualização como um dos principais desafios enfrentados pelo professor. Foram destacados os conteúdos de biologia marinha nos livros didáticos do segundo e terceiro ano do ensino médio, sendo a escolha mediante a análise dos dados estatísticos disponibilizados pelo Ministério da Educação. Foram propostos dez recursos didáticos digitais, facilitando a adaptação do professor quanto ao contexto escolar e estimulando a aprendizagem significativa, cujo intuito é a formação de cidadãos críticos, reflexivos e sensíveis desde a educação básica. Ao final deste trabalho, elucidou-se a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, além da necessidade da formação tecnológica para alunos e professores, assim como a importância da reformulação das grades curriculares dos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 83 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação oceânica-
Palavras-chave: dc.subjectCultura oceânica-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos digitais-
Título: dc.titleO ensino de biologia marinha em regiões não litorâneas : desafios e estratégias docentes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.