Projeto de extensão "Aquadêmicos" : potencialidades para a formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturi, Tiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Myllena Aparecida de Souza, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/72103-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72103-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Tiago Venturi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Ao entrar na graduação, já apresentava interesse na área da licenciatura em Ciências Biológicas, por me encantar, pelos processos de ensino e aprendizagem de ciências, pelo poder que eles têm, e suas consequências na vida das pessoas. Este vínculo se tornou mais evidente para mim quando conheci o Projeto de Extensão "Aquarismo como Ciências em escolas municipais do oeste do Paraná". A partir da minha participação no projeto, passei a refletir sobre a formação docente de seus integrantes. Neste sentido o objetivo geral deste trabalho, se desenha em compreender as potencialidades do Projeto de Extensão "Aquadêmicos" para a formação de professores de Ciências. Neste sentido, busquei realizar um aprofundamento teórico, para refletir e discutir, de acordo com diferentes referenciais as questões que envolvem a formação de professores de Ciências. Posteriormente, para realizar esta investigação, foram entrevistados (de forma semiestruturada) exintegrantes do projeto, a fim de analisar suas experiências, concepções sobre o projeto e as contribuições deste para sua formação docente. As respostas foram analisadas a partir de categorias previamente estabelecidas e submetidas a análise de conteúdo, conforme Mynaio (2002). Como resultados desta pesquisa, foi possível observar que, apesar dos diferentes pontos de vista de cada participante relacionados às concepções pessoais sobre o projeto, o mesmo contribuiu como fonte de conhecimento e experiência formativa. A partir disso, pude considerar que o Projeto de Extensão "Aquadêmicos", contribui significativamente para a formação docente através das vivências proporcionadas.-
Formato: dc.format1 arquivo ( 54 p.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAquarismo - Brasil - Periódicos-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de extensao (Ensino superior)-
Título: dc.titleProjeto de extensão "Aquadêmicos" : potencialidades para a formação de professores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.