Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Letícia Mendes, 1997- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72101 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72101 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Roberta Chiesa Bartelmebs | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Biologia é considerada uma Ciência que se faz muito presente em nosso cotidiano, dedicando-se em estudar as mais variadas formas de vida, em que se refere ao funcionamento, comportamento e interações dos organismos existentes. No entanto, professores e alunos encontram algumas dificuldades em seu ensino e na sua aprendizagem. Um exemplo disso são os conteúdos que abrangem a Zoologia. Por se tratar de um assunto que possui muitos termos técnicos, por muitas vezes parte de sua contextualização encontra-se limitada apenas na memorização de nomes e de características. Além disso, professores se depararam com demasiados obstáculos para o ensino, como a falta de preparação, estrutura escolar, materiais disponíveis para aulas mais práticas. Com isso o método tradicional acaba sendo o mais utilizado, interferindo diretamente nos processos de aprendizagem. Entretanto, o uso de diversas ferramentas didáticas de ensino vem contribuindo para que essa perspectiva mude, promovendo ao professor novas oportunidades para inovação em sala de aula. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo propor uma Sequência Didática Interativa (SDI) como ferramenta didática de ensino para aulas de Biologia contemplando o conteúdo sobre o Filo Arthropoda, a fim de apresentála a professores Licenciados em Ciências Biológicas para a sua avaliação. A SDI foi desenvolvida e disponibilizada a professores via E-mail e WhatsApp e avaliada com o uso de um questionário construído através do Google Forms. A SDI apresentada delimitou-se em quatro etapas, sendo propostas algumas atividades interativas para sua aplicação. Para isto, inicialmente foi indicado um questionário inicial, tendo em vista reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos e, em seguida, foram atribuídas aulas expositivas dialogadas como aporte referencial. Logo sugeriu-se a aplicação da SDI, tendo em vista analisar como a ferramenta pode potencializar o ensino sobre o Filo Arthropoda. Por fim, foi proposto ainda a aplicação de um questionário avaliativo contendo questões sobre o conteúdo e sobre a SDI trabalhada. A partir da análise dos dados, podese concluir uma boa aderência da proposta de ensino apresentada por parte dos professores, entendendo-se que a SDI se faz ser um excelente contributo para o ensino do Filo Arthropoda, bem como para outros conteúdos presentes no ensino de Biologia. Assim, podendo ser aplicada em aulas visando uma aprendizagem significativa dos alunos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta didático-metodológica | - |
Título: dc.title | A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: