Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Speck, Raquel Angela, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Gabriela Gouvea de, 1999- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72099 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Raquel Angela Speck | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : No Brasil, apesar de pouco discutida e reconhecida, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma realidade desde a colonização portuguesa e a catequização indígena. Desde então, o currículo desta modalidade já passou por inúmeras interpretações, mas um consenso foi estabelecido: entende-se que a EJA é composta por uma pluralidade de sujeitos repletos de especificidades. Ao longo de décadas de conflitos e pela luta por direitos, alguns obstáculos foram encontrados, em especial, uma prática pedagógica equivocada e tradicionalista. Em âmbito escolar, jovens, adultos e idosos sofrem com a falta de motivação e incentivo e o descaso oriundo da falta de políticas públicas voltadas a eles. Nem mesmo a Base Nacional Comum Curricular os contempla em suas seções. Todos estes fatores, juntos, provocam uma elevada taxa de evasão escolar. Em vista disso, para resgatar e manter tais alunos na escola é necessário adotar metodologias e estratégias coerentes, que atendam às necessidades deste público. Com o desenvolvimento da Nova Escola (1889), uma pedagogia autônoma começa a ganhar força no Brasil, abrindo caminho para as Metodologias Ativas de Aprendizagem, tendo como objetivo, uma aprendizagem significativa. Levando em conta as características da modalidade da EJA e as dificuldades encontradas, até os dias de hoje para fornecer um ensino de qualidade a estes sujeitos, o objetivo geral deste estudo foi o de desenvolver uma proposta de Projeto de Pesquisa online com a temática Aquecimento Global para professores de Biologia da Educação de Jovens e Adultos, etapa Ensino Médio. A metodologia se caracteriza por ser uma pesquisa de revisão da literatura, com abordagem qualitativa e pesquisa de campo via questionário online. O projeto foi elaborado baseando-se nas características do método da Aprendizagem Baseada em Projetos de Pesquisa (ABP) e é composto por seis etapas, visando o uso de diferentes estratégias e recursos para atender a maior quantidade de necessidades individuais dos jovens e adultos, assim quanto for possível. Ao analisar as respostas do questionário, observou-se que os professores compreendem a importância das metodologias ativas e que estas estimulam o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Contudo, apesar de a maioria dos professores utilizarem as metodologias ativas como, aprendizagem por pares, sala de aula invertida, entre outros, boa parte não conhece a ABP. Ao longo das respostas, algumas considerações e sugestões foram feitas às etapas do projeto, mas, ao refletir sobre elas, algo que ficou claro é a importância de introduzir ao ensino estratégias que estejam ligadas ao dia a dia dos estudantes e, principalmente, incrementando as tecnologias ao ensino. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( 87 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | AAprendizagem Baseada em Projetos de Pesquisa | - |
Título: dc.title | O potencial do projeto de pesquisa sobre aquecimento global no processo de ensino-aprendizagem da EJA. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: