Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iared, Valéria Ghisloti, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Sanchez, Anna Carolina Espósito, 1999- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72097 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72097 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Valéria Ghisloti Iared | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A urgência sobre as questões ambientais, entre elas o gerenciamento de resíduos, demanda uma mudança de paradigmas em diferentes setores da sociedade. O gerenciamento de resíduos dentro das universidades pode tanto atender as demandas ambientais como, também, gerar um maior envolvimento da comunidade acadêmica. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise qualitativa sobre perfil de geração, armazenamento e destinação de resíduos dentro do Setor Palotina na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio dos resultados obtidos pela Comissão de Gestão Ambiental do Setor. Desse modo, o estudo configurou-se como uma análise documental a partir do levantamento realizado pela Comissão, formada em 2020 e composta por servidores técnicos, docentes e discentes. Foram analisadas as respostas referentes ao questionário 4, voltado aos gabinetes; salas de aulas; laboratórios de desenho técnico, informática e ensino; biblioteca; restaurante universitário e serviços administrativos. A coleta dos dados foi realizada no período de 3 a 14 de maio de 2021 por meio de um questionário online via Microsoft Forms, composto por 17 questões objetivas e 2 descritivas. A tabulação e análise dos dados foi realizada através do software Microsoft Excel, e foi utilizado o software WordArt para construção de 2 nuvens de palavras referentes aos principais apontamentos identificados nas duas questões descritivas. O questionário obteve 45 respostas, abrangendo os 23 locais propostos. De forma geral, pode-se traçar um panorama a respeito da geração de resíduos no Setor, identificando-se que a gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) no Setor Palotina não é eficiente e que a falta de conhecimento foi frequente entre as respostas, indicando a educação ambiental como uma das principais sugestões para melhorar a gestão dos resíduos. Além disso, observou-se que a análise qualitativa traz um primeiro panorama, porém, é uma caracterização superficial e, para tanto, sugere-se que, em uma próxima etapa, seja realizada a análise quantitativa para caracterização dos RSU, a fim de melhor orientar a tomada de decisões. Ressalta-se a importância da participação da comunidade acadêmica na gestão dos RSU, sendo a educação ambiental um pilar imprescindível da gestão ambiental na sensibilização e mobilização da população quanto as questões ambientais. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo ( 74 p.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduos sólidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Título: dc.title | Análise qualitativa da geração e descarte de resíduos em uma universidade pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: