
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gasparotto, Guilherme da Silva, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Mariza Antunes de, 1982- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72057 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72057 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof. Dr. Guilherme da Silva Gasparotto | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/05/2021 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 111-119 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa buscou propor o projeto Hoje tem Pedal guiado pelo conceito de Letramento Corporal para as aulas de Educação Física escolar do Ensino Fundamental, por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta educacional. Para atingir tal intento foi realizado uma síntese crítica do livro Letramento Corporal da pesquisadora Margaret Whitehead, uma pesquisa do tipo estado da arte na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações com a intenção de averiguar o que mostram as pesquisas acerca da utilização da bicicleta no contexto social e educacional a nível nacional; complementada por uma busca sistemática em artigos científicos nas plataformas digitais: Scielo, Redalyc e ObservaBici a fim de investigar o que mostram as pesquisas a respeito da utilização da bicicleta no Brasil no contexto educacional. Somados a estes estudos foi realizado uma revisão narrativa sobre a multiplicidade dos usos da bicicleta e tal discussão foi ampliada por uma revisão sistemática em artigos científicos nas bases de dados eletrônicos: Eric/Thesaurus, Scopus, Sportdiscus e Scielo para compreender os benefícios e as possibilidades da utilização da bicicleta e como ela pode ser usada como uma alternativa de transporte ativo para a escola. A guisa de conclusão, o conceito de Letramento Corporal pôde ser relacionado aos documentos norteadores da educação brasileira e também ser associado as aulas de Educação Física escolar, os estudos analisados apontaram uma grande variabilidade da utilização da bicicleta nos contextos sociais principalmente como uma forma de transporte ativo, mas, em nenhum dos estudos a bicicleta foi citada como uma ferramenta educacional formal. Diante dos dados levantados foi estabelecida a proposição do projeto Hoje tem Pedal como uma alternativa para as aulas de Educação Física escolar por meio da utilização da bicicleta como uma ferramenta educacional. Esta proposta será aplicada para aprendentes do Ensino Fundamental em uma escola de Curitiba com vistas a articular o ciclismo educacional, temas sensíveis a sociedade e o conceito de Letramento Corporal. Palavras-chave: Letramento Corporal. Ciclismo Educacional. Educação Física. Escola. Proposição. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research sought to propose the project Today has Pedal guided by the concept of Physical Literacy for the Physical Education classes of elementary school, through the use of the bicycle as an educational tool. To achieve this goal, a critical synthesis of the book Physical Literacy by researcher Margaret Whitehead was carried out, a state-of-the-art research at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations with the intention of ascertaining what the research on the use of the bicycle in the context social and educational at national level; complemented by a systematic search for scientific articles on digital platforms: Scielo, Redalyc and ObservaBici in order to investigate what research shows about the use of bicycles in Brazil in the educational context. In addition to these studies, a narrative review was carried out on the multiplicity of uses of the bicycle and this discussion was expanded by a systematic review of scientific articles in the electronic databases: Eric / Thesaurus, Scopus, Sportdiscus and Scielo to understand the benefits and possibilities how to use the bicycle and how it can be used as an active transport alternative to school. As a conclusion, the concept of Physical Literacy could be related to the guiding documents of Brazilian education and also be associated with school Physical Education classes, the studies analyzed pointed to a great variability in the use of bicycles in social contexts, mainly as a form of transport. active, but in none of the studies was the bicycle cited as a formal educational tool. In view of the data collected, the proposal for the Today has Pedal project was established as an alternative for school Physical Education classes through the use of the bicycle as an educational tool. This proposal will be applied to elementary school students in a school in Curitiba with a view to articulating educational cycling, themes sensitive to society and the concept of Physical Literacy. Keywords: Physical Literacy. Educational Cycling. Physical Education. School. Proposition. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo (119 p.) : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao física (Ensino fundamental) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física para crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciclismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional : uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: