
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Luiz Carlos de, 1954- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanardini, Cesar Vinicius Avila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:52:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:52:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/72020 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/72020 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Luiz Carlos de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Projeto de Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Contábil e Tributária | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Diante da alta competitividade e demanda mercadológica atual, é mister considerar-se os custos concernente a carga tributária da atividade desempenhada pela sociedade. Devido à complexidade do sistema tributário nacional, da legislação dispersa, do gerenciamento discricionário por parte dos contadores e administradores, tornar-se desafiador implementar e realizar o follow up dos processos tributários. Mediante este cenário, essa pesquisa objetivou identificar os principais aspectos lícitos, ou ainda, por elisão fiscal, permissíveis por lei, por planejamento tributário, para que ocorra a mitigação do ônus da carga efetiva de impostos, mediante o gerenciamento da base de cálculo do imposto de renda pessoa jurídica (IRPJ) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL), no regime do lucro real. Para tanto, essa pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo, pois objetiva o levantamento de dados dos principais autores que regem o tema, assim como também da interpretação da legislação vigente, desempenhando um papel de revisão bibliográfica. Portanto, a seguinte questão de pesquisa regimentou o tema: Quais os principais procedimentos em conformidade ao planejamento tributário possíveis de gerenciamento da base de cálculo da CSLL e IRPJ por meio do regime do lucro real? Por meio desse estudo, averiguou-se a oneração tributária das empresas, os regimes tributários e, meios de gerenciamento lícitos dos resultados da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, sendo estes, isenções tributárias, juros sobre capital próprio, subvenções para investimentos, participações societárias, equivalência patrimonial e teses jurídicas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento tributário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imposto de renda (Pessoa juridica) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lucros | - |
| Título: dc.title | Gerenciamento de resultado e planejamento tributário : seus reflexos nas apurações de imposto de renda da pessoa jurídica e contribuição social sobre o lucro líquido das empresas do lucro real | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: