
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Coelho, Taiane Ritta, 1985- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Douglas Martins | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71807 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71807 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Taiane Ritta Coelho | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Estudo que objetiva identificar como a Gestão da Informação pode auxiliar na melhoria do uso de métricas no gerenciamento de projetos conduzidos com metodologias ágeis. Apresenta conceitos da área de Gestão de Projetos, suas etapas, membros, áreas e estruturas. Discorre sobre Metodologias Ágeis, abordando Extreme Programming (XP), Feature Driven Development (FDD) e Scrum. Explica como a Gestão da Informação faz uso de métricas. Questiona gerentes de projetos profissionais de Curitiba-PR sobre a realidade das métricas inseridas em seus projetos. Identifica a percepção dos profissionais sobre o impacto das métricas na gestão de projetos, além de problemas enfrentados quando essas dados não são utilizados devidamente. Analisa os dados obtidos, com a proposta de perceber padrões e outliers na forma como os dados são percebidos como úteis e como são aplicados. Relacionada os resultados com conhecimentos trabalhados pela Gestão da Informação, aplicando conceitos e evidenciando a possibilidade dessa área das ciências sociais aplicadas ser umas ferramenta de melhorias na forma como o gerenciamento de projetos ágeis vem sendo desenvolvido na atualidade. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores | - |
| Título: dc.title | Os problemas no uso de métricas em gerenciamento ágil de projetos e sua relação com a gestão da informação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: