Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cestari, José Marcelo Almeida Prado, 1976- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Mori, Ysis Emi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71746 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : José Marcelo Almeida Prado Cestari | - |
Descrição: dc.description | Projeto de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais tem despertado a atenção e preocupação no contexto das organizações. Isso se dá pela sua recente data de vigência no Brasil, mas também pela falta de conhecimento sobre quais procedimentos devem ser seguidos para garantia de conformidade e, considerando o impulsionamento que as tecnologias têm proporcionado aos negócios, torna-se ainda mais complexo mapear o uso de dados em toda sua extensão. Este trabalho apresenta os aspectos da lei, trazendo suas principais etapas e processos nos âmbitos legal, informacional e tecnológico. Busca ressaltar e compreender como o indivíduo formado em Gestão da Informação pode ser um agente chave na implementação dentro de organizações, a partir da análise qualitativa e classificação conforme a CAPES das disciplinas de matrizes curriculares da graduação em universidades brasileiras. Ao fim, constata que a formação do profissional varia bastante de acordo com a abordagem do curso, mas fica evidente que ele pode desempenhar função chave nesse processo, principalmente com contribuições advindas da Ciência da Informação em uma atuação estratégica que integre as áreas de negócio e organize o fluxo informacional, destacando-se a formação na Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Paraná como mais representativas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à privacidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proteção de dados | - |
Título: dc.title | Lei geral de proteção de dados pessoais : uma análise sob a perspectiva dos cursos de graduação em Gestão da Informação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: