
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dutra, Jurandir Moura | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono | - |
| Autor(es): dc.creator | Okada, Karla Suguiyama | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:02:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:02:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/71656 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71656 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Jurandir Moreira Dutra | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 30-31 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O Polo Industrial de Manaus (PIM) apresenta-se como principal motor da economia do Estado do Amazonas, sendo responsável por cerca de 90 mil empregos entre trabalhadores efetivos, temporários e terceirizados. A maior parte do transporte de funcionários das indústrias do PIM é feita por ônibus. Porém, os trabalhadores do polo não utilizam o sistema de transporte coletivo público urbano. Ao invés disso, as indústrias do PIM contratam empresas para prestarem o serviço de transporte porta a porta para os seus colaboradores. Dessa forma, adotam um sistema de transporte de funcionários por fretamento que desenvolve itinerários específicos, rotas que ligam as residências dos funcionários às fábricas em diferentes turnos de produção. Notoriamente, percebe-se que esse volume diário de veículos automotores trafegando pela malha viária da cidade de Manaus, contribui para o agravamento da emissão de gases poluentes na atmosfera e para a questão da mobilidade urbana. O trabalho proposto procurou investigar formas de reduzir as emissões de gases e poluentes gerados pelo volume diário de veículos automotores coletivos do sistema de transporte dos funcionários do setor produtivo industrial de Manaus. Para tal, o trabalho propôs a análise da viabilidade da implantação de rotas que possam ser compartilhadas entre empresas localizadas próximas umas das outras. Por meio do desenvolvimento de um estudo de caso entre duas empresas, analisou-se o cenário atual de cada uma com os dados referentes a um turno de produção, para realizar um comparativo com a solução proposta. Com a solução de rotas compartilhadas, obteve-se a redução de cerca de 29% da distância total percorrida, assim como, a redução de cerca de 23% do consumo médio de combustível pelos veículos e então, a redução de cerca de 51% das emissões. Além da diminuição da quantidade de veículos necessários para atender o transporte dos funcionários. Palavras-chave: Mobilidade Urbana; Transporte por Fretamento; Poluição Atmosférica; Qualidade de Vida. | - |
| Formato: dc.format | 1 arquivo ( 31 p.) : figs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mercado de emissão de carbono | - |
| Título: dc.title | Análise de rotas compartilhadas entre Empresas do Polo Industrial de Manaus para redução de emissões antrópicas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: