Campanhas Eleitorais Femininas : uma análise da comunicação digital das prefeitas eleitas no Paraná em 2012, 2016 e 2020

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo Junior, Aryovaldo de Castro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.creatorBorges, Carolaine Formanchevis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:13:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:13:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/71635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/71635-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Aryovaldo de Castro Azevedo Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho estuda as campanhas eleitorais realizadas no meio digital nos anos de 2012, 2016 e 2020, focando nas candidatas mulheres eleitas para o executivo municipal no estado do Paraná. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (2020) as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, somando 52,6%. Apesar disso, estão sendo sub representadas em termos de participação política, como vimos na eleição de 2018, dos 1564 candidatos eleitos para os cargos em disputa, apenas 240 eram mulheres, um total de 15,35%. O objetivo do trabalho é falar da importância da representatividade feminina em cargos de liderança na política. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com pesquisa qualitativa e quantitativa para realizar o levantamento e verificação dos dados coletados. Ao realizar a análise das campanhas, disponíveis nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube e no mecanismo de busca Google, verificamos o avanço do uso da internet entre 2012 a 2020 para divulgar a comunicação eleitoral das candidatas, mostrando-se essencial para os próximos anos. No entanto, isso não refletiu no avanço da representatividade feminina nos executivos municipais do Paraná, apesar de ter subido o número de candidatas eleitas, não se equiparam à quantidade de homens eleitos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação eleitoral-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na politica-
Palavras-chave: dc.subjectCampanhas eleitorais-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda politica-
Título: dc.titleCampanhas Eleitorais Femininas : uma análise da comunicação digital das prefeitas eleitas no Paraná em 2012, 2016 e 2020-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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